Deputado participa de evento com governador e faz pedidos para o Alto Tietê


12/12/2008 10:15

Compartilhar:


O líder do Democratas na Assembléia, deputado Estevam Galvão, participou no dia 11/12, ao lado do governador José Serra, da solenidade de entrega do primeiro novo trem da linha 2- Verde do Metrô.

A solenidade foi realizada no pátio de manutenção de trens em Itaquera. Ao lado do deputado Estevam e do prefeito Gilberto Kassab, Serra vistoriou uma cabine do primeiro de 47 trens adquiridos por meio do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano e que integra o lote de 16 composições que começarão a circular gradativamente pelo Metrô.

O líder do DEM enfatizou a importância dos investimentos no transporte público, citando a aprovação na Assembléia de projeto que autoriza o governo do Estado a contrair financiamento junto ao BID e ao BIRD. Entre as ações, destaca-se a ida do Expresso Leste até Suzano. Estevam reivindica junto ao governador a extensão do serviço até Mogi das Cruzes, ainda que seja através do Metrô Leve.

Até 2010, o governo do Estado investirá mais de R$ 20 bilhões no Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, o maior investimento já realizado no setor. Um dos principais objetivos é quadruplicar o número de linhas com qualidade de metrô, dos atuais 61,3 km para 240 km, sendo 160 km em forma de metrô da superfície, na CPTM.

No Metrô, além da expansão das linhas, os recursos serão utilizados para comprar novos trens, reformar composições antigas e implantar um novo sistema de sinalização. Com o plano consolidado, o número de pessoas que se deslocam pelo sistema metroferroviário, nas três regiões metropolitanas, aumentará em 55% e o tempo de viagem diminuirá em 25%.

Após a solenidade, Estevam acompanhou o governador até o aeroporto, com destino a Curitiba, onde Serra cumpriria agenda de trabalho. Na oportunidade, Estevam conversou com o governador e reiterou pedidos para a região do Alto Tietê.



egalvao@al.sp.gov.br

alesp