Projeto de desenvolvimento sustentável lançado em Parapuã


12/11/2008 12:05

Compartilhar:


O deputado Ed Thomas (PSB) compareceu ao lançamento, em Parapuã, do projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável da Bacia Hidrográfica do Aguapeí-Peixe. Com linha de crédito especial, contempla 57 municípios da região de Presidente Prudente.

O crédito é administrado pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap). Destinado ao desenvolvimento de pequenas e médias propriedades, atende os produtores que apresentem o Projeto Integral de Propriedade (PIP), sendo aprovado por técnico da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

O programa atende 138 das 968 microbacias do Aguapeí-Peixe, e foram investidos, nos últimos sete anos, R$ 47,2 milhões em práticas conservacionistas, incluindo a recuperação de trechos críticos de estradas rurais. Os juros para financiamentos de investimento são de 3% ao ano, com carência de até 84 meses, de acordo com o ciclo da exploração agropecuária. Os 2.842 produtores atendidos tiveram suas propriedades contempladas com bacias e caixas de captação, aplicação de calcário, construção de cerca para proteção e controle de voçorocas, controle de erosão, faixas de retenção, sistemas de divisão de pastagens e doação de sementes para adubação verde.

Houve outros benefícios como implantação de sistemas sustentáveis de produção, atendimento a 6.059 produtores para aquisição de implementos agrícolas que variaram de escarificador e roçadeira a semeadores de plantio direto na palha e instalação de abastecedouros comunitários.

Ed Thomas declarou: ´´o setor rural, historicamente, é carente de investimentos. Agora, o Governo do Estado faz sua parte e tenho certeza que fará mais, com mais dois anos de mandato. Ao secretário Sampaio Filho o nosso muito obrigado por este projeto, pelo respeito, pelas respostas, pelo encaminhamento e pela solução, um trabalho sério, voltado ao interior do Estado".



edthomas@al.sp.gov.br

alesp