Da Tribuna


05/11/2009 19:27

Compartilhar:


Mesotelioma e amianto

Marcos Martins (PT) comentou a realização de um seminário sobre mesotelioma, câncer provocado pelo amianto, no próximo dia 10. O deputado ressaltou a importância de se debater o assunto em um momento em que, segundo ele, a lei em vigor que proíbe a utilização do produto se encontra ameaçada dentro da Casa. De acordo com Martins, após dois anos de vigência, a lei está sofrendo uma ameaça de alteração que dará condições de o produto continuar sendo utilizado por mais dez anos, com possibilidade de prorrogação. "Mais do que criar conflito interno entre os deputados, a ameaça diz respeito a um retrocesso na saúde pública estadual", declarou. (NS)



Autonomia do Judiciário

José Bittencourt (PDT) comentou o mandato de segurança coletivo com pedido de medida liminar distribuído no Tribunal de Justiça a respeito do corte de mais de R$ 2 bilhões no orçamento elaborado pelo Poder Judiciário e encaminhado ao Executivo. "A autonomia financeira do Poder Judiciário foi ferida no momento em que o Executivo tomou a decisão de cortar 38,7% do orçamento elaborado", afirmou. O corte, segundo Bittencourt, comprometeu a reposição salarial e o plano de cargos e carreiras. Para o parlamentar, o princípio de independência e harmonia dos Poderes precisa ser evidenciado no Estado. (NS)



Hipocrisia

Olimpio Gomes (PDT) mostrou um vídeo do policial militar Mondadori, que foi ferido em serviço e se tornou tetraplégico. Segundo o deputado, a Justiça reconheceu, o direito do policial de receber o valor do Adicional de Local de Exercício (ALE). De acordo com Gomes, o governo demonstra sua hipocrisia por não cumprir a decisão judicial. "O governo entende que é melhor pagar multa do que o ALE para não abrir precedentes para os demais policiais", declarou. O parlamentar afirmou ainda que o Orçamento estadual demonstra o preconceito do governador José Serra com os servidores públicos. (NS)



Sopa na merenda

Vanessa Damo (PMDB) criticou as recentes atitudes tomadas pelo prefeito de Mauá, Oswaldo Dias. De acordo com ela, o prefeito determinou que as crianças recebam como merenda escolar apenas sopa, pão e salsicha, o que não garente o valor nutricional necessário. A parlamentar lamentou ainda a suspensão da equoterapia e dos uniformes escolares. Segundo Damo, o prefeito tem demonstrado extremo desrespeito com as crianças da cidade que, de acordo com ela, é uma das mais carentes. "São as crianças que farão o Estado crescer. Pena que esse não é o entendimento que o prefeito tem sobre elas", afirmou. (NS)



CPI da CDHU

Milton Flávio (PSDB) cumprimentou os membros da CPI da CDHU. O deputado destacou a seriedade do processo, que seguiu dentro dos prazos previstos e identificou os responsáveis: prefeitos, engenheiros responsáveis pelas obras e empresários. Flávio também comentou a situação que o município de Mauá vem enfrentando, já que a prefeitura estaria distribuindo uma merenda escolar de baixa qualidade: ""Trata-se de uma ração que está sendo oferecida nas creches", disse. Milton Flávio alertou que esse tipo de gestão não é uma característica apenas da prefeitura de Mauá, estendendo as críticas às prefeituras do PT. (TB)



Triste fim da CPI

Simão Pedro (PT) lamentou o "triste fim da CPI da CDHU", uma "empresa de habitação que vem sendo alvo de denúncias de desvios e corrupção", como definiu o deputado. Ele ressaltou que a comissão foi atrapalhada pela base governista, que tirou do governo estadual as suas responsabilidades. De acordo com ele, 19 requerimentos foram "atropelados" pela base do governo. O deputado também criticou a postura do PSDB, que, segundo ele, está seguindo a linha de ataque ao governo Lula, com os mesmos "argumentos" de sempre, como dizer que o PT é um pártido sem ética. "Eles não tem bandeira de oposição e tem que arrumar argumentos", afirmou. (TB)



Esperança aos policiais

Olimpio Gomes (PDT) falou sobre "ótimas perspectivas" para a família policial, anunciando que a Comissão Especial que avalia o PEC 300 " emenda constitucional que prevê que a remuneração de militares dos Estados não seja inferior aos dos Distrito Federal " apresentou relatório que deverá ser votado no próximo dia 17. O deputado também citou o PEC 41 " proposta de emenda à Constituição que estabelece a criação de um piso salarial nacional para policiais e militares do Corpo de Bombeiros ", já que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a proposta na última quarta-feira, 4/11. (TB)



Dados concretos

Milton Flávio (PSDB) rebateu as críticas do deputado Simão Pedro sobre supostos "ataques" do PSDB contra o partido dos trabalhadores e disse estar "entristecido" com a postura do colega. O deputado reafirmou seu compromisso de se fazer uma política com honestidade e desafiou os deputados do PT a desmentirem com "dados concretos" os fatos que denuncia, citando como exemplos a carga tributária, que, segundo ele, nunca foi tão alta como no governo Lula; a questão do bolsa-família; e o fato de que "nunca os banqueiros ganharam tanto como na gestão Lula". (TB)

alesp