Da Tribuna


30/03/2011 19:04

Compartilhar:


Maior atenção aos jovens

"É preocupante esse grau de violência que assola nosso país", lamentou Jooji Hato (PMDB) ao afirmar que, em todas as cidades que visitou, encontrou crianças e adolescentes pedindo esmolas nas ruas. Ele ainda apelou aos vereadores e prefeitos do interior para que deem maior atenção aos jovens, de forma a eliminar este tipo de cenário. Hato também se lembrou de um projeto de lei de sua autoria, que prevê indenização em dinheiro para o cidadão que entregasse sua arma de fogo ao governo. "Temos que cuidar de nossos adolescentes e é por isso que meu projeto ainda está à disposição de todos para ser aproveitado". (DK)



Plano educacional consistente

Edinho Silva (PT) disse que esteve presente na audiência pública realizada na Casa nesta quarta-feira, 30/3, em que diversas entidades vinculadas à educação pública do Estado debateram o Plano Estadual de Educação e o Plano de Carreira do Magistério. Silva destacou que, apesar de São Paulo ser um dos Estados mais ricos da federação, ainda não aprovou um plano estadual estabelecendo metas para a educação. "Não se pode planejar o desenvolvimento de um Estado sem um planejamento do sistema educacional. Precisamos ter um plano de educação consistente". (DK)



Plano educacional consistente 2

Luiz Marcolino (PT) comentou que acompanhou a audiência pública desta quarta-feira, 30/3, e citou o nome de algumas entidades representativas do setor da educação, presentes no debate, como a União Estadual dos Estudantes (UEES-SP) e o Sindicato de Supervisores de Ensino do Magistério (Apase). O parlamentar encerrou lendo carta sobre o que os profissionais da educação do Estado exigem: "São Paulo precisa de um Plano Estadual de Educação que assegure a educação, fundada na solidariedade, no diálogo, na honestidade, no respeito às diferenças humanas e culturais, na inclusão e na justiça social". (DK)



Período de mudanças

Orlando Bolçone (PSB) falou sobre a substituição do Instituto Penal Agrícola (IPA) pelo Centro de Progressão Penitenciária (CPP) no município de São José do Rio Preto. "Me impressionou o novo CPP, não só pelo novo prédio, mas pelo histórico do CPP". Ele relembrou que, antes, o instituto era uma escola agrícola, depois transformada em Escola de Profissionalização Agrícola (EPA), para então vir a ser o IPA. Bolçone comentou o novo modelo que será instalado no ex-IPA: um parque tecnológico que integrará tecnologia de ponta, ciência, inovação e ecologia. (DK)



Metrópoles

João Camarez (PSDB) comemorou o lançamento da Câmara de Desenvolvimento Metropolitano que, segundo o deputado, irá integrar o planejamento metropolitano e fazer a interlocução entre as três regiões metropolitanas estaduais: Baixada Santista, Campinas e São Paulo, que concentram 72% da população e 80% do PIB do Estado. "São Paulo só evoluiu com o PSDB no governo. Há 15 anos não tinhamos água encanada nem rede de esgoto. Hoje temos 100% de saneamento no Estado". (DV)



Instalação pirata

Olimpio Gomes (PDT) mostrou imagens do totem, localizado no Salão dos Espelhos, em que aparece mensagem no programa Windows informando que seria uma versão pirata. Gomes lamentou a estrutura instalada na Assembleia Legislativa e pediu uma investigação policial. "Quero saber a empresa que forneceu equipamento pirata à Casa. Quem foi que teve essa atitude tão leviana", disse. O deputado lembrou quando o antigo restaurante da Casa não fornecia notas fiscais aos seus clientes. De acordo com Gomes, ele tentou denunciar o fato de todas as maneiras, o restaurante foi desativado e nada foi feito. (DV)



Voto em lista

Para Celso Giglio (PSDB), o país necessita de uma reforma política. Lembrou quando lutou por essa causa ao lado de Luiza Erundina e afirmou que a defende até hoje. "Precisamos de uma reforma política antes de qualquer outra". Giglio acredita que os partidos precisam se fortalecer. (DV)



Deficientes monoculares

Marcos Martins (PT) comentou o PL 591/2008 que propõe a regulamentação da situação de deficientes visuais monoculares. De acordo com o texto lido pelo deputado, diversos estados como Mato Grosso, Amazonas, Alagoas e ainda o Distrito Federal possuem projetos dedicados a deficientes monoculares. Martins disse que o funcionamento da Assembleia é lento e falou que não faltam projetos de deputados para serem votados, "o que falta é atitude para votar". (DV)



Aulas com amplificador

Carlos Giannazi (PSOL) contou que tem recebido denúncias de que as diretorias das escolas estaduais têm distrbuído comunicados convocando todos os professores que tenham problemas de voz a voltar a dar aulas. Segundo o deputado, esses professores foram proíbidos de lecionar pelo departamento médico e passaram a exercer outras funções nos colégios. Entretanto, os comunicados informam que eles terão que retornar às salas de aula utilizando amplificador de voz. Giannazi é contra essa decisão e ressaltou que se um laudo médico proibiu aqueles funcionários de darem aulas, é porque eles não podem exercer a função. (DV)



Homenagens

O deputado Marco Aurélio de Souza (PT) homenageou o ex-vice-presidente José Alencar, falecido no dia 29/3, e o teólogo padre José Comblin, falecido no último domingo. O parlamentar falou sobre a importância da participação de José Alencar no governo do ex-presidente Lula e de sua colaboração enquanto empresário. "José Alencar mudou a vida de milhões de pessoas e as manifestações dos brasileiros demonstram que ele traz esperança para a política e deixa grande exemplo para a sociedade, que está carente de lideranças." (LP)



Castração química

Lamentando o aumento da criminalidade praticada contra as crianças e as mulheres, o deputado Rafael Silva (PDT) pediu que os parlamentares o ajudem a aprovar projeto de lei de sua autoria, apresentado nesta quarta-feira, 30/3, que regula e autoriza a utilização de substâncias para a denominada "castração química" em pedófilos. Conforme Silva, o projeto, "polêmico e verdadeiro", não é inconstitucional e servirá de exemplo para todo o país. "Chegou a hora de os governantes demonstrarem preocupação com as vítimas", ressaltou o autor da proposta. (LP)



Quem é o responsável?

Preocupado com o grande número de presos que não retornam às casas de detenção após o período de liberdade temporária, beneficío concedido por bom comportamento a cerca de 20 mil encarcerados em todo o país, o deputado Jooji Hato (PMDB) questiona as autoridades sobre quem é o responsável pelos crimes praticados pelos presos que cometem delitos graves, como o assassinato de duas irmãs, em Cunha, interior do Estado. "Só em São Paulo 2 mil presos são beneficiados com a liberdade temporária, e somos cobrados pela população sobre esse benefício", comentou o deputado, vítima recente de assalto. Hato lembrou que estamos próximos do feriado de Páscoa. "Um evento de comemoração e de paz." (LP)



Campanha pelo meio ambiente

Referindo-se ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano, Fraternidade e a vida no planeta, José Candido (PT) leu artigo de revista americana sobre a conservação da água e das florestas. Candido alerta para a escassez de água que, nas próximas décadas, atingirá um bilhão de pessoas em todo o mundo, e lembra que ações para a conservação das florestas e das coberturas vegetais, em geral, contribuem para conservar mananciais. O desmatamento, entretanto, prejudica a biodiversidade, agrava as mudanças climáticas, incentiva atividades econômicas ilegais e assentamentos irregulares e, no final, representa séria ameaça à vida humana. "A floresta é uma fonte de riqueza". (OT)

alesp