Painel aborda papéis do trabalho e do esporte na construção da cidadania


08/04/2003 18:05

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

"Trabalho na Construção da Cidadania" foi tema de painel do 47º Congresso Estadual de Municípios, na cidade do Guarujá. Os secretários de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, e da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, foram os conferencistas. Eles apresentaram as principais linhas de atuação do Governo do Estado no tocante às políticas de emprego e de esporte.

Francisco Prado destacou a importância da localização das políticas. Segundo ele, no mundo globalizado, os bairros ganham status de lócus de produção. O secretário defende incentivos à localização das alternativas de emprego e renda. Para ele, é preciso que haja um novo olhar para as culturas locais, a cozinha e modos de produzir regionais. Disse ainda existir desconfianças com relação às cooperativas. "Temos de cuidar dos bairros, mas a legislação deixa muito a desejar quanto ao aspecto das iniciativas cooperativas. Temos de mudar o modo de gerar e redigir as normas. A modificação jurídica que se exige hoje não é de maior flexibilização das legislação trabalhista clássica, mas sim de normatizações que sejam capazes de absorver alternativas", afirmou.

Lars Grael enfocou o esporte como instrumento de inclusão social e elencou uma série de programas que demonstram a força das parcerias entre Estado, prefeituras, empresas e sociedade civil para realizações nesse setor. Segundo ele, o maior exemplo dos bons resultados da união dos esforços entre Estado e Prefeitura é a postulação da candidatura de São Paulo à sede dos Jogos Olímpicos de 2012. "Esta candidatura tem gerado grande impacto e impressionado os administradores internacionais do esporte."

alesp