Fórum de Defesa do Consumidor de Energia Elétrica é lançado na Assembléia Legislativa

(com foto)
15/08/2002 20:18

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Em reunião da Comissão de Serviços e Obras Públicas, foi lançado nesta quinta-feira, 15/8, na Assembléia Legislativa, o Fórum em Defesa do Consumidor de Energia, uma iniciativa de diversas entidades ligadas ao setor energético e à defesa do consumidor.

Para o professor da Universidade de São Paulo, Ildo Sauer, os leilões previstos para o setor representam um enorme risco para a sociedade, "uma vez que a energia pode cair na mão de atravessadores, criando um processo de especulação financeira em torno de algo fundamental para a sociedade". Para ele, o Fórum deve lutar para impedir política ou judicialmente estes leilões.

Ildo Sauer disse também que o caminho já trilhado pelo setor de energia elétrica é extremamente danoso, pois levou ao aumento abusivo de tarifas, ao racionamento e à perda de confiabilidade no sistema, destruindo cadeias produtivas. "Aqueles que haviam conquistado mercados dentro e fora do país tiveram suas esperanças destruídas", enfatizou.

Segundo o parecer das entidades representadas, a liberação de mercado prevista para o setor acarretará problemas ainda maiores para a sociedade. O Fórum visaria, assim, encontrar alternativas para que os consumidores não fiquem sujeitos à manipulação do mercado, impedir ações governamentais que piorem ainda mais a situação e buscar formas de envolver a sociedade e a classe política para encontrar maneiras de minimizar o impacto danoso que as medidas já tomadas têm para a população.

alesp