Deputada reafirma que água da Sabesp pode estar contaminada


14/06/2005 07:40

Compartilhar:


Da assessoria de imprensa da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) afirmou que mantém a suspeita de que a água de abastecimento público que a Sabesp fornece à Baixada Santista pode estar contaminada por substâncias tóxicas perigosas. Tanto na captação do Rio Cubatão quanto no Canal de Fuga da Hidrelétrica Henry Borden, a água contém metais pesados e outros poluentes, segundo o Relatório de Qualidade da Águas Interiores da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).

Prandi disse estranhar que, após a denúncia de possível contaminação, a empresa tenha apresentado resultados de análises "com parâmetros admiravelmente menores", e que conflitam com o seu documento anterior. Divulgado em março, o relatório refere-se a parâmetros de 2004, com base em coletas periódicas.

Toda a gravidade da situação, segundo a parlamentar, decorre do fato de que o tratamento de água realizado pela Sabesp não seria suficiente para eliminar metais pesados e outras substâncias altamente nocivas à saúde.

Ministério Público

A deputada Maria Lúcia Prandi aguarda manifestação do Ministério Público Estadual sobre o assunto. Na semana passada, a parlamentar representou à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, pedindo que sejam averiguadas as suspeitas.

A deputada também quer saber quais as ações que a Vigilância Sanitária do Estado está desenvolvendo para eliminar, diminuir ou prevenir os eventuais riscos à saúde da população. As interpelações estão contidas em Requerimento de Informação que a deputada Prandi elabora para protocolar na Assembléia Legislativa.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp