Opinião - O silêncio pode ser quebrado


04/04/2011 16:07

Compartilhar:


O autismo é uma desordem em que seu portador não pode desenvolver relações sociais normais, muitas vezes se comportando de modo compulsivo e ritualista. A síndrome é uma patologia diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também possam ter essas doenças. Atualmente, no Brasil, a doença acomete mais crianças que a Aids e o diabetes juntos.

A cada 110 crianças que nascem uma é autista, somando cerca de dois milhões de brasileiros com o problema, sendo que no mundo já são algo em torno de 70 milhões de pessoas. O autismo ainda não tem cura, mas pode ser tratado de maneira a melhorar o desenvolvimento da criança, auxiliando na inclusão social. A falta de informação e preconceito ainda são as maiores barreiras a serem vencidas.

No sábado, 2/4, comemorou-se o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, data designada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Apresentei o Projeto de Lei 550/2008, que institui a Semana da Conscientização de Autismo, que atualmente está pronto para a ordem do dia. Essa semana auxiliaria os pais a terem diagnóstico precoce, e o PL adicionará ainda a data ao calendário anual de realizações da Secretaria de Estado de Saúde e visa preencher a lacuna que existe com relação às políticas públicas voltadas para a pessoa autista.

Outro projeto de lei que apresentei e diz respeito também ao assunto é o 549/2008, que assegura o atendimento integrado de Saúde e Educação à pessoa portadora do autismo. O objetivo da propositura é também assegurar o atendimento de saúde e educação à pessoa portadora do autismo na rede pública de saúde.

O PL 549 pretende ainda oferecer tratamento ao portador do autismo através de profissionais da psicologia, neurologia, psiquiatria, pedagogia, fonoaudiologia e fisioterapia; cabe salientar que esse tipo de atendimento ainda é muito precário em todo o país. Infelizmente muitos pais têm que acionar a justiça para conseguir um ensino direcionado ao autista, mas isso costuma demorar muito tempo. O projeto ainda diz que o Estado de São Paulo deverá promover o incentivo às universidades no sentido para que sejam realizadas pesquisas referentes ao autismo. O projeto está em tramitação na Assembleia, mas já foi aprovado pelas comissões temáticas.

Espero que nesta nova legislatura possamos ver os dois projetos aprovados e transformados em normas estaduais mas, enquanto isso, pais e famílias têm travado verdadeiras batalhas em busca de boa educação e atendimento médico de qualidade para os portadores do autismo.

Torço para que na próxima comemoração do Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo possamos fazer jus à cor azul, escolhida pela ONU para representar o autismo, porque até agora os caminhos percorridos por quem conhece de perto a síndrome não têm sido dos melhores.



*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB e presidente estadual do partido.

alesp