Valdomiro Lopes quer remédio gratuito para leucemia


08/08/2001 16:36

Compartilhar:


Um mês de tratamento com o medicamento corresponde a valores acima de 5 mil reais

O deputado Valdomiro Lopes (PSB) apresentou, na Assembléia Legislativa, projeto de lei em favor da distribuição gratuita do medicamento Glivec, usado no controle da leucemia mielóide crônica, um tipo de câncer causado por uma troca de material genético entre cromossomos, gerando um novo cromossomo "errado".

O material genético do cromossomo "errado", segundo informações do deputado, produz uma proteína que, ativada o tempo todo, faz com que os glóbulos brancos se multipliquem de maneira descontrolada. O remédio atua sobre essa proteína, desativando-a e mantendo o organismo normal.

Apesar da comprovada eficácia do medicamento, seu custo é elevado. Um mês de tratamento com Glivec corresponde a valores acima de US$ 2,4 mil, ou seja, mais de R$ 5 mil.

Valdomiro apresentou ainda indicação ao governador do Estado, para agilizar a implantação da medida, além de moção, que, se aprovada pela Assembléia, será encaminhada à União, para que o Ministério da Saúde adote a distribuição gratuita do remédio.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Valdomiro Lopes - 3886-6596/6587)

alesp