Notas do Plenário


12/11/2007 19:59

Compartilhar:


Contra privatizações

Pesquisa Ipsus, que apontou que 62% das pessoas são contrárias à privatização de empresas estatais e que as já realizadas levaram a uma piora dos serviços públicos, foi anunciada por Rui Falcão (PT). Ele lembrou que o PT pretende realizar ato contra a intenção do governo estadual de privatizar 18 estatais, entre elas a Sabesp e o banco Nossa Caixa. Falcão comentou notícia do jornal O Estado de S.Paulo sobre a atuação política de alguns membros do Ministério Público. O deputado expressou sua satisfação com a descoberta, pela Petrobrás, do campo de Tupi, com enorme reserva de óleo de alta qualidade, cuja extração colocará o Brasil entre os principais produtores mundiais e com o fato de a empresa ainda ser estatal.

"Cópia de homenagem"

Olímpio Gomes (PV) reclamou que evento realizado hoje, comemorativo aos 74 anos da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar, tenha homenageado o capitão PM Alberto Mendes Júnior, considerado herói da Polícia Militar, sobrepondo-se a ato cívico que programou para o dia 22/11, nesta Casa. O objetivo do ato será pedir a promoção "post mortem" daquele militar ao posto de coronel. Gomes teceu críticas à atual administração da entidade dos policiais paulistas, que está endividada e que tem agido com propósitos políticos.

Faltas de professores

Carlos Giannazi (PSOL) refutou matéria do jornal Folha de S.Paulo sobre as faltas dos professores da rede pública, lembrando que a categoria é vítima do sucateamento do ensino, causado por diversos problemas, citando entre eles a falta de investimentos governamentais e os baixos salários, que levam à carga horária extensa. O deputado considerou que o jornal deveria investigar as causas do problema, e não culpar os professores, que sequer têm sua data-base respeitada.

Contra o amianto

Os 19 anos do Hospital Regional de Osasco foram lembrados por Marcos Martins (PT), que considerou de extrema importância a anunciada reforma para o prédio da entidade. A derrubada da ação de inconstitucionalidade contra a lei que proíbe o uso do amianto foi defendida pelo deputado. Ele afirmou que diversas entidades apóiam a lei por sua relevância com relação à saúde pública. Martins espera que, a seguir, o amianto seja proibido em território nacional e que os produtos feitos com ele sejam retirados e depositados em locais seguros.

Trabalho policial

Conte Lopes (PTB) justificou sua participação em solenidade, nesta segunda-feira, que comemorou os 74 anos da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar. Ele disse que não é ligado a nenhuma entidade representativa de classe e afirmou que a Polícia não trabalha para partidos, e sim para a população.

Reajuste insuficiente

Olímpio Gomes (PV) disse que, nesta semana, os policiais militares receberão seus holetires, que constatam o prejuízo com a aprovação da São Paulo Previdência. "Eles terão um aumento nos adicionais inferior a R$50", ressaltou. De acordo com o parlamentar, a contribuição dos PMs a partir de primeiro de outubro aumentou. "Ou seja, eles não receberam o aumento esperado, que não contempla os inativos, e ainda pagam mais contribuição", reclamou Gomes.

Educação à deriva

Carlos Giannazi (PSOL) cobrou do governador José Serra uma política pública que resolva a crise na educação. Para ele, a rede estadual está à deriva, à espera de resoluções que revolucionem o atual sistema. "Estamos na luta pelo Plano de Educação, que está arquivado desde 2003 nesta Casa. Ele é uma boa alternativa para que se obtenha melhorias na educação pública", defendeu o deputado.

Judiciário em pauta

José Bittencourt (PDT) salientou que tem mantido entendimento com o líder do governo, Barros Munhoz (PSDB), em relação à aprovação dos PLCs 43/2005, que institui o plano de cargos e carreira para os servidores do Poder Judiciário, e 479/2004, que prevê reposição salarial aos trabalhadores do Judiciário. Segundo o parlamentar, os projetos estão prontos para ordem do dia. "Estamos no aguardo para que tenhamos uma resposta positiva".

alesp