Movimento quer que Baixada Santista beneficie-se do gás natural


09/10/2003 17:40

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

O deputado Fausto Figueira (PT) reuniu-se nesta terça-feira, 7/10, com o gerente geral da Petrobras, João Oderich, e o diretor do Sindicato dos Petroleiros, Cláudio Francisco Negrão, na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, para avaliar estratégias que permitam atrair, para a região da Baixada Santista, os benefícios da exploração das enormes jazidas de gás natural existentes na bacia de Santos.

"As descobertas feitas pela Petrobras no litoral paulista permitem ao Brasil aumentar sua produção diária de gás natural para algo em torno de 100 milhões de metros cúbicos ainda nesta década. Cerca de 50% dessa produção será de responsabilidade da bacia de Santos", afirmou o deputado.

Figueira é autor de requerimento, aprovado pela Assembléia, de criação de uma Comissão de Representação para acompanhar, junto com os governos federal, estadual e de municípios da Baixada, além das empresas privadas e concessionárias de serviços, o processo de extração e utilização do gás em veículos, indústrias e domicílios.

"Uma das medidas mais importantes é a criação de uma Unidade de Negócios no Estado de São Paulo, que é o maior consumidor de petróleo, tem o maior parque industrial de refino e possui a maior jazida de gás já encontrada no país", comentou o deputado.

De acordo com Figueira, o gás natural é estratégico para o desenvolvimento do país e poderá ter significativo efeito na economia paulista. "Além de trazer ganhos ambientais, poderá representar aumento de qualidade e produtividade na indústria e no transporte urbano", avaliou.

A Petrobras estima que cerca de 20 milhões de consumidores poderiam passar a usar gás natural em suas residências ou veículos, um recurso natural vendido por aproximadamente R$ 0,35 o metro cúbico, enquanto o litro de óleo diesel custa R$ 0,70 na refinaria. "Só esse dado já justificaria o uso veicular do combustível, especialmente na frota pública, no transporte coletivo e em caminhões leves", disse Fausto.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp