Deputado parabeniza novos monitores ambientais


11/02/2004 15:41

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Roberto Alves

O deputado Roberto Alves (PTB) parabenizou os 29 novos monitores ambientais que atuarão no Município de Bananal, na região do Vale Histórico, na Serra da Bocaina, que receberam, na sexta-feira, 6/2, o certificado do curso de capacitação promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental-CPLEA, em parceria com o Instituto Florestal, Núcleo Regional de Educação Ambiental do Vale Histórico e Prefeitura Municipal de Bananal.

A iniciativa, que contou com os apoios do deputado Roberto Alves, da Polícia Ambiental, da Fundação Florestal e do SEBRAE, objetiva propiciar o desenvolvimento regional e a geração de empregos por meio de atividades ligadas ao ecoturismo, envolvendo as comunidades locais no processo de gestão dos recursos naturais e estimulando sua preservação e utilização sustentável.

Localizada na junção da Serra do Mar com a Serra da Mantiqueira, a Serra da Bocaina e a região onde está localizado o Vale Histórico abrigam remanescentes da mata atlântica, preservados pela Estação Ecológica do Bananal, com grande diversidade de plantas, animais e microorganismos que atraem visitantes e pesquisadores.

Além das riquezas naturais, a região preserva remanescentes arquitetônicos do tempo do Império, mantendo um rico patrimônio histórico, formado por antigas construções e fazendas da época áurea das plantações de café. "É de grande relevância o trabalho dos monitores ambientais para a preservação e promoção do ecoturismo na região. Tenho a convicção de que, pela sensibilidade apresentada pelo Governador Geraldo Alckmin na questão ambiental, teremos muitos mais projetos voltados para área em 2004", afirmou Roberto Alves.

ralves@al.sp.gov.br

alesp