Comitê do Portal da Alesp promove 3º Seminário de Capacitação


30/11/2005 12:09

Compartilhar:


Com o objetivo de explicar o Portal, organizar a inclusão e atualização de conteúdos, de forma descentralizada, usando aplicativo de gestão de conteúdo VCM e sob a responsabilidade das unidades produtoras, além de divulgar as estatísticas de uso, o Comitê do Projeto Portal, com o apoio do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), promoveu dia 25/11, o 3º Seminário de Capacitação.

O diretor presidente do ILP e também diretor do Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional, Celso Matsuda, na abertura do encontro, anunciou várias ações na área de Tecnologia da Informação da Casa, como a elaboração do Plano Diretor de Informática, a melhoria da infra-estrutura de rede e a contratação de serviços para a avaliação da usabilidade do Portal, objetivando facilitar a navegação para o usuário, enfatizando que a ALESP busca o desenvolvimento do "@-legislativo".

O secretário geral de Administração, Benedito Dantas Chiaradia, relacionou a participação das unidades no Portal à consciência de estar construindo a melhoria de todo o Poder Legislativo.

A coordenadora do Comitê do Portal, Tania Rodrigues Mendes, enfatizou as diretrizes conceituais do Portal da ALESP, caracterizando-o como o conjunto articulado de gente, conteúdos e Tecnologia da Informação, organizado a partir da lógica de busca e das necessidades do usuário e não da estrutura da Casa. Por isso é fundamental que os próprios elaboradores de informações e conteúdos sejam também seus publicadores no Portal.

Edna M. S. Cymbaum, funcionária do Departamento de Informática, membro do Comitê responsável pela gestão, resumiu o histórico da implantação do Projeto, explicando o modelo conceitual, a gestão de conteúdos, a situação das bases de dados disponíveis.

Explicou o fluxo básico para orientação sobre como as unidades devem proceder para se tornarem publicadoras das informações que produzem, e apresentou a matriz de responsabilidade de conteúdos, onde estão identificados os órgãos que já alimentam o Portal, seja diretamente com o uso do VCM, seja indiretamente enviando conteúdos elaborados para o DIDO publicar no Portal, bem como os conteúdos que são produzidos pelos sistemas alimentados por vários setores como, por exemplo, o Sistema do Processo Legislativo (SPL).

Rogério R. Cisi, funcionário do DIDO, líder do projeto, apresentou as características dos aplicativos VOP e VCM, adotados pelo Portal, as diferenças entre páginas dinâmicas, como a Agência de Notícias, e as páginas de conteúdos estáticos como as de estudos, esclarecendo que em alguns casos é necessário o desenvolvimento de sistemas especiais, como ocorreu para o sistema de agenda, administrado pela Divisão de Comunicação Social e alimentado por vários setores da ALESP.

Roberto Sturm, assessor do DIDO apresentou as estatísticas de uso do Portal da ALESP destacando alguns aspectos relevantes e o potencial de informações que elas fornecem para a avaliação direta do Portal e indireta da própria ALESP.

José Carlos Borges, diretor do Departamento de Comissões, João de Jesus Ângelo, diretor do Departamento Parlamentar e Silvia R. S. Rogeri, diretora da Divisão de Pesquisa Jurídica do DDI, relataram os trabalhos que desenvolvem como responsáveis pela alimentação dos conteúdos dos canais Comissões, Deputados e Documentação e Informação, constantes do menu do Portal e que envolvem várias unidades da Casa.

Abertos os debates foram esclarecidas algumas questões técnicas e sugeridas várias ações a serem incorporadas no Plano de Trabalho do Comitê, destacando-se:

- a necessidade de realizar reuniões do Comitê com os vários setores para organizar a participação no Portal;

- a divulgação periódica e pública das estatísticas para o conhecimento de todos;

- a criação de um canal de utilidade pública no Portal, para que o cidadão tenha acesso direto a serviços disponíveis na ALESP, como o fornecimento de cédula de identidade;

- a prioridade na criação da comunidade virtual do Parlamento Jovem e treinamento da equipe para incluir diretamente os conteúdos e moderar a comunidade virtual;

- a publicação dos relatórios que os funcionários e os deputados elaboram sobre participação em cursos e atividades de representação da ALESP;

- a inclusão de todos os Atos administrativos que são publicados no Diário Oficial;

- a criação de um banco de imagens;

- a inclusão de vídeo e áudio, produzidos pela TV ALESP, vinculados aos conteúdos atuais, de qualquer ponto de acesso ao Portal;

- a inclusão da biblioteca virtual do Acervo Histórico;

- espaço para eventos das lideranças;

- dar destaque ao Ato da Mesa que estabelece prazos para a realização de serviços de impressão na gráfica da Casa e incluir no sistema de agenda a previsão desse recurso.

Algumas sugestões envolvem grande trabalho de desenvolvimento de sistemas ou até aquisição de infra-estrutura apropriada, porém serão incluídas no plano de trabalho para que os pré-requisitos possam ser considerados na elaboração do Plano Diretor de Informática.

Terão prioridade as reuniões com os setores da Casa e a divulgação periódica das estatísticas de uso.

Para tanto, ficou definida a criação de um grupo de análise das estatísticas, com a coordenação de Sônia Hernandez, da SGP/Parlamento Jovem, que, após capacitação no uso das ferramentas de estatísticas disponíveis, passará a elaborar relatórios a serem apresentados em reuniões públicas periódicas do Comitê e publicados.

Serão distribuídos eletronicamente a todos os participantes a matriz de responsabilidade de inclusão descentralizada de conteúdos, a ata dos debates e o fluxo básico de trabalho para cada unidade se organizar para incluir diretamente no Portal os conteúdos que produz.

O material apresentado pelos expositores ficará disponível no Portal, no link "sobre o Portal", no rodapé da homepage.

alesp