Falta de energia adia decisão sobre desestatização da CTEEP


17/02/2005 22:09

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A primeira reunião ordinária da Comissão de Serviços e Obras Públicas, marcada para as 14h desta quinta-feira, 17/2 - cuja pauta previa a apreciação do relatório do deputado Sebastião Arcanjo, contrário ao PL 2/2005 e suas emendas, que trata da alienação do capital social da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista - não foi aberta por falta de quórum. Logo após, a presidência da Casa convocou para as 14h30 reunião da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) para apreciar o projeto.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da CFO, deputado Enio Tatto (PT), nomeou como relator o deputado Mário Reali (PT), que apresentou parecer contrário ao PL e às suas emendas.

Por ter número de membros insuficiente para aprovar o relatório, o líder do PT, deputado Cândido Vaccarezza, anunciou que o partido adotaria a tática da obstrução naquela reunião, que se iniciou com o pronunciamento de Roberto Felício (PT): "Mais uma vez estamos assistindo a um processo de privatização do patrimônio público, que se iniciou com a política de Fernando Henrique Cardoso. Dessa vez o alvo é a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), uma empresa superavitária que atua em um setor altamente atrativo e seguro para o investidor privado".

Mário Reali iniciava seu pronunciamento afirmando que energia é um bem de primeira necessidade que não pode ser tratado como uma mercadoria qualquer: "O ritmo de trabalho nos centros urbanos não permite que se possa privar uma parcela significativa da população do uso de bens essenciais, como uma geladeira ou um televisor".

O discurso de Reali acabou sendo reforçado por um incidente. Por conta da pesada chuva que caía no bairro do Ibirapuera, o Palácio 9 de Julho ficou sem energia elétrica e o sistema de iluminação de emergência não permitiu o prosseguimento dos trabalhos. Prontamente, o presidente da comissão, Enio Tatto, encerrou a reunião por falta de condições técnicas.

alesp