Deputada articula criação de frente parlamentar de HIV/Aids e hepatites


08/05/2006 12:35

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está articulando a instalação, na Assembléia Legislativa, da Frente Parlamentar Estadual de HIV/Aids e Hepatites. O objetivo é trabalhar de forma articulada com a Frente Parlamentar do Congresso Nacional, coordenada pela deputada federal Telma de Souza (PT). Desde o ano passado, a deputada Prandi vem trabalhando pela criação do grupo e já conta com respaldo de diversos parlamentares.

"Esta é uma questão muito importante. As duas doenças têm interfaces, já que há muitos casos de co-infecção pelos vírus da Aids e da hepatite C. Vamos buscar o máximo possível de adesões à criação da frente, para que o grupo nasça forte e se torne um fórum efetivo de discussões", explica a deputada Prandi. Segundo a parlamentar, a perspectiva é realizar, até o final de maio, o ato de instalação da frente na Assembléia Legislativa.

A iniciativa da deputada Maria Lúcia Prandi conta com apoio da coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Maria Clara Gianna. A proposta foi discutida por ambas durante audiência em dezembro do ano passado, quando Prandi e Maria Clara se reuniram para tratar do Projeto de Lei 858/05, de autoria da parlamentar, que cria um Programa Estadual de Prevenção e Atendimento à Aids na Terceira Idade.

"Sem dúvida, a criação da frente estadual é um ponto importante no trabalho de combate a Aids no Estado", afirmou a coordenadora do programa estadual. A iniciativa também conta com apoio de organizações não-governamentais como o Grupo Esperança e a Transpática, que atua junto aos portadores do vírus da hepatite C e também de transplantados do fígado.

A atuação da deputada Prandi na prevenção às duas doenças e no apoio aos portadores dos vírus já vem de muito tempo. Ainda no final da década de 90, a parlamentar já defendia políticas públicas voltadas à hepatite C, especialmente por meio de campanhas de prevenção e do fornecimento de medicamentos às pessoas infectadas, como a Ribavirina e, mais recentemente, o Interferon Peguilado.

Com relação à Aids, a parlamentar é autora de dois projetos de lei. Além da proposta que trata da disseminação da doença entre os idosos, a deputada Prandi também tem o PL 221/00, que dispõe sobre a assistência que o Estado deve prestar à gestante, ao nascituro e ao lactante portadores do vírus HIV. A propositura já passou pela análise das comissões permanentes e está pronta para ser votada pelo plenário.

Estimativas apontam que 2 a 3% da população do Brasil (cerca de 5 milhões de pessoas) possua o VHC, vírus transmissor da hepatite C. O número de infectados no mundo é seis a sete vezes maior que o de portadores do HIV. A Organização Mundial de Saúde estima que 170 milhões de pessoas estejam infectadas no mundo todo. Com relação à Aids, dados constantes da página do Ministério da Saúde na Internet apontam que cerca de 600 mil brasileiros estão infectados pelo HIV. Nos últimos anos, houve uma estabilização da epidemia em aspectos gerais, mas a doença vem crescendo entre as mulheres.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp