Lei sobre dislexia é destaque em site de jornalista


12/11/2007 18:45

Compartilhar:


A Lei 12.524/07, de autoria da deputada Maria Lúcia Prandi, que determina a criação do Programa Estadual para Identificação e Tratamento da Dislexia na Rede Oficial de Educação, é destaque no site Aprendiz, do jornalista Gilberto Dimenstein. Na prática, a página funciona como um portal para divulgar boas iniciativas em Educação e Cidadania, a partir da ONG Cidade Aprendiz. Jornalista e escritor, Dimenstein também é membro da comissão executiva do Pacto da Criança, coordenado pelo Unicef.

"É muito gratificante ter o reconhecimento de um veículo de comunicação tão respeitado, que busca ecoar boas iniciativas de Educação e Cidadania", enfatiza a deputada Prandi. A reportagem, assinada pela jornalista Júlia Dietrich, fala da luta da parlamentar para que a lei, sancionada em janeiro deste ano, seja colocada em prática. Depois de esgotar as negociações com a Secretaria Estadual de Educação visando a implementação da lei, a deputada decidiu acionar o Ministério Público para fazer valer a legislação.

A matéria traz, ainda, comentários da direção da Associação Brasileira de Dislexia que também trabalha pela aplicação prática da norma legal. "Para diagnosticar uma criança ou um adulto com dislexia é necessário mobilizar uma equipe multiprofissional, que inclui psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e exames neurológicos específicos. É preciso que o professor consiga identificar na escola quem é potencialmente disléxico e tenha para onde encaminhá-lo para o diagnóstico correto", observa a presidente da ADB, Rosemari Marquetti de Mello.

Outra manifestação favorável à Lei reproduzida na reportagem vem da vice-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Quézia Bombonatto. Segundo ela, o diagnóstico correto da dislexia é fundamental e a Lei 12.524 é muito importante para garantir que o distúrbio seja identificado cedo. Para ler a matéria completa acesse www.aprendiz.uol.com.br;/content/brodiveuot.mmmp.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp