Deputado colhe assinaturas para CPI da Segurança Pública


05/03/2009 17:11

Compartilhar:


Olimpio Gomes (PV) colhe nesta quinta-feira, 5/3, assinaturas de deputados estaduais em requerimento que pede a instalação, na Assembleia Legislativa, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Secretaria de Segurança Pública. O objetivo é investigar notícias de envolvimento do ex-secretário adjunto, Lauro Malheiros Neto, e de seu primo, o advogado Celso Augusto Hentscholer Valente, em esquema de corrupção dentro da secretaria.

De acordo com matéria publicada no jornal O Estado de S.Paulo em 4/3 e assinada pelos jornalistas Bruno Tavares e Marcelo Godoy, sob o título Vídeo indica que sócio de ex-secretário negociava cargos na polícia de SP, há um esquema de venda de cargos públicos e de decisões favoráveis em processos administrativos instaurados contra policiais acusados de prática de corrupção. Cargos e absolvições em processos administrativos eram negociados por valores que variavam entre R$ 100 mil e R$ 300 mil, conforme conversas gravadas em vídeo por um investigador e seu advogado em outubro de 2007 com Celso Valente, então ex-sócio e responsável pela manutenção do escritório de advocacia do ex-secretário. Malheiros Neto pediu afastamento do cargo em maio de 2008, após denúncias de benefícios ao investigador Augusto Pena, então preso por achaques contra a quadrilha de criminosos do Primeiro Comando da Capital.

Para a instalação da CPI são necessárias 32 assinaturas, ou seja, um terço dos deputados. Olimpio já conta com o apoio do deputado Carlos Giannazi (PSOL) e está conversando com os deputados do PT, uma vez que a maioria na Casa é da base governista.



molimpio@al.sp.gov.br

alesp