Em discurso, deputado critica site da Polícia Militar


07/06/2011 11:18

Compartilhar:


Após denúncias de que o site do 1º Batalhão de Polícia de Choque (Rota) exibe, no ícone "Histórico do BTA", menções elogiosas a apoios e ações da Polícia Militar de São Paulo na derrubada dos revoltosos da Guerra de Canudos em 1897 e do presidente João Goulart no golpe militar de 1964, o deputado Carlos Giannazi (PSOL), em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa no dia 30/5, criticou a redação de ambas.

"Nós repudiamos a utilização do portal do governo paulista para manter vivo o culto ao golpismo, ao arbítrio, ao obscurantismo e à barbárie. Os tempos são outros e a história vê, analisa e registra esses episódios sob outro olhar, assim exigimos a imediata reciclagem da página da Rota e a supressão de valores incompatíveis com o estado de direito", descreve Giannazi na justificativa de uma indicação que fez ao governador Alckmin, solicitando que se determine ao comando da PMSP a retirada imediata desses elogios.

No dia 19/5, o parlamentar já havia protocolado, na Assembleia, o Projeto de Lei nº 509/2011 com "orientações de memória histórica para denominação de próprios públicos", a fim de proibir a denominação de prédios, rodovias e repartições públicas estaduais com nomes de pessoas que tenham praticado ou sido historicamente consideradas participantes de atos de lesa-humanidade, tortura ou violação de direitos humanos. (jr)

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp