Cultura Negra é destaque na Assembléia Legislativa


18/11/2004 19:28

Compartilhar:


Da Redação

A Assembléia Legislativa realiza, a partir desta segunda-feira, 22/11, a III Semana de Cultura Negra. O evento, que prossegue até 28/11, é uma iniciativa da Mesa Diretora, que conta com o apoio da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, terá uma programação diversificada, que inclui mostra de artes plásticas, palestras, shows, atos públicos, apresentações de filmes e degustação de comidas típicas.

Com a finalidade de divulgar a arte de países do continente africano, como Nigéria, Costa do Marfim, Gana, Guiné, Togo, Mali, Burkina Fasso e Congo, uma exposição no Hall Monumental, com mais de 200 peças, estará aberta ao público de 22 a 26/11. Entre os objetos expostos estão máscaras de rituais e festividades, bonecas, estatuetas, baús, colares, tecidos artesanais, fotografias e um vasto acervo bibliográfico.

Com o advento da Lei Federal 10.639/03, que obriga o ensino da história da África e dos afrodescendentes nas escolas brasileiras, atendeu-se uma antiga reivindicação dos movimentos sociais negros, que objetiva resgatar uma importante fase histórica da formação do povo brasileiro; atingindo-se assim, a finalidade de disseminar uma maior compreensão da cultura africana.

A opinião dos organizadores é que a realização da III Semana de Cultura Negra cumpre um papel fundamental no que se refere à educação nas escolas brasileiras, sendo uma verdadeira regulamentação da lei.

alesp