Encontro debate questões da engenharia consultiva


29/06/2005 18:05

Compartilhar:


O deputado Arnaldo Jardim (PPS) fez palestra no 5º Encontro de Oportunidades de Negócios para a Arquitetura e a Engenharia Consultiva de São Paulo, promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva Regional (Sinaenco-SP), no dia 28/9. Ao lado de outras autoridades estaduais e municipais, representantes parlamentares e lideranças do setor, Jardim discutiu a atualidade e o futuro deste importante segmento, no painel "A visão do Legislativo sobre a importância da arquitetura, da engenharia de projetos e do gerenciamento".

"A engenharia consultiva vive um momento delicado. As empresas que se dedicam a este segmento têm diminuído o seu faturamento e o número de profissionais em seus quadros". Jardim fez um discurso vigoroso em defesa desta atividade, alertando para o fato de que é necessário "pensar muito, projetar, detalhar o projeto para que a obra possa vir com mais serenidade e maior economia, beneficiando assim o interesse público".

O deputado também lembrou do seu projeto de lei (PL 584/02), que tramita na Assembléia Legislativa há tempos e está pronto para ser votado em plenário. O projeto conta com o apoio do setor, e estabelece que as obras e os serviços antes de serem executados ou contratados precisam de um projeto básico, ou seja, da avaliação de uma consultoria, a exemplo do acontece nos Estados Unidos.

O deputado conclamou a todos para uma mobilização em prol da agilização da aprovação do projeto e recebeu apoio integral dos presentes no Encontro. Ele também propôs a realização de uma audiência pública, no mês de agosto, para debater com todos os setores envolvidos, para que estes possam estabelecer uma visão consensual, ou pelo menos fixar divergências de forma clara, para que a Assembléia possa se posicionar sobre o projeto.

Na ocasião, o presidente do Sinaenco-SP, João Antônio Del Nero, lançou a campanha "Antes de uma boa obra, existe sempre um bom projeto", que recebeu apoio de Jardim e dos demais participantes.



ajardim@al.sp.gov.br

alesp