Menos cadeias e mais esporte

OPINIÃO - Padre Afonso Lobato*
29/09/2003 14:41

Compartilhar:


Atualmente, só no Estado de São Paulo, todos os meses mais de mil presos entram no sistema carcerário. Essa estatística é um alerta. Até quando vamos investir dinheiro em presídios, num eterno ciclo vicioso de só atacar os efeitos da violência e não suas causas? Estou convicto de que uma das melhores maneiras - com certeza a mais saudável - para enfrentar a violência crescente é dar ocupação e motivação aos nossos jovens por meio do esporte e geração de emprego.

Por esse motivo, em recente encontro com o secretário de Esportes, Lars Grael, levei até ele um projeto de inclusão e integração social através da utilização da infra-estrutura esportiva existente em Taubaté. Participaram ainda da reunião um representante da Unitau e do Esporte Clube Taubaté, que serão também parceiros caso o projeto venha a ser desenvolvido.

É um desperdício o município de Taubaté, que tem 147 quadras - 27 delas cobertas -, além de clubes e ginásios, não possuir um programa mais amplo nesse sentido. Por esse motivo, a proposta é que essa infra-estrutura tenha utilização ampliada através da parceria entre a Prefeitura, o Estado, a Unitau e o Esporte Clube Taubaté.

A Prefeitura entraria com a infra-estrutura já existente e a ampliação do programa implantado; a Unitau, com mais alunos bolsistas da Faculdade de Educação Física (atualmente são apenas sete), que acompanhariam os jovens no projeto, incentivando-os e orientando-os; o Esporte Clube Taubaté entraria com a técnica e o conhecimento já desenvolvidos, enquanto o Estado se encarregaria do material e parte das bolsas dos universitários.

Esse projeto pode ser implantado já no ano que vem, pois o secretário Lars Grael gostou muito da idéia e irá a Taubaté para conhecer o complexo poliesportivo da cidade. Tenho a convicção de que com esse programa podemos diminuir a violência, pois daremos ocupação para nossos jovens, crianças e adolescentes e mais qualidade de vida física e mental para toda a população.

Se tudo der certo em Taubaté, o programa pode se transformar em modelo. Pretendo ainda apresentar um projeto de lei para que programa semelhante seja implantado em todo o Estado de São Paulo.

*Padre Afonso Lobato é deputado estadual pelo Partido Verde

alesp