Comissão para acompanhar testes de flotação no Pinheiros


31/03/2008 18:37

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembléia Legislativa, Donisete Braga (PT), em pronunciamento no plenário da Casa nesta segunda-feira, 31/3, falou da importância da audiência pública realizada na sexta-feira, 28/3, sobre a flotação no rio Pinheiros. "Por ser um processo complexo, a flotação, levantou muitas dúvidas", comentou o deputado. "Estou preocupado com a recuperação do manancial da Billings, para onde as águas do rio Pinheiros serão bombeadas".

A flotação em fluxo " nome técnico do método " é um processo físico-químico que aglutina resíduos sólidos e detritos em flocos, levados à superfície por injeção de ar, para posteriormente serem recolhidos por dragas. O método é polêmico, nas palavras do deputado, porque bombeará as águas do rio Pinheiros para a represa Billings, na região do ABC, para a geração de energia na usina Henry Borden, em Cubatão, e impactará o manancial em sua produção de água para a população.

"Sugerimos na audiência Pública a formação de uma comissão de deputados estaduais para acompanhar e monitorar os testes que estão sendo realizados", disse Braga. "Não queremos que seja prejudicada a represa Billings, importante reservatório de água não só para a região do Grande ABC, mas para toda Região Metropolitana".

A Audiência Pública foi organizada pelos deputados Donisete Braga, Antonio Mentor, Adriano Diogo, Rui Falcão e Sebastião Almeida, todos do PT, e contou ainda com a presença do deputado Chico Sardelli (PV).

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp