Violência contra internos da Febem continua, diz líder do PT


06/02/2004 16:57

Compartilhar:


Da assessoria da Liderança do Partido dos Trabalhadores

A inspeção de promotores da Vara da Infância e da Juventude no Complexo da Febem de Ribeirão Preto, na qual foram registradas imagens de 15 internos com hematomas na cabeça e nas costas, foi relatada em 5/2, pelo jornal Folha de S. Paulo.

Para Antonio Mentor, líder do PT na Assembléia, estes fatos se repetem com muita freqüência no governo do PSDB: "Essa postura do governo Alckmin, em relação às crianças e adolescentes em conflito com a lei, indica a falta de um projeto, perspectiva e sensibilidade para a questão, que se nota na descontinuidade administrativa, com a nomeação de quatro dirigentes da Febem, desde o início de seu governo". Mentor lembrou também que, durante a gestão do recém demitido presidente da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, ocorreram 35 rebeliões e houve 12 mortes (um funcionário e 11 internos), todas em 2003.

Outro episódio de flagrante falta de respeito e truculência dentro da Febem ocorreu no fim do ano passado, quando os internos transferidos da Unidade de Franco da Rocha, desativada com a presença do governador Geraldo Alckmin, foram recepcionados na Unidade Tatuapé com espancamentos num corredor polonês, conforme denúncias de conselheiros tutelares, entidades e do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, deputado Renato Simões, que estiveram em inspeção ao local.

"Há mais de um ano protocolamos na Assembléia o pedido de instalação da CPI da Febem, que está na fila com outros 30 pedidos, nenhum instalado até agora", protestou o deputado.

alesp