Escolas estaduais deverão abrigar centros de cidadania


14/11/2000 18:15

Compartilhar:


A deputada estadual Edir Sales (PL) sugeriu ao governo do Estado, através da Secretaria de Educação, que sejam feitos estudos para que as escolas estaduais se tornem centros de cidadania, cultura e esportes, nos períodos em que não ocorrerem atividades escolares.

"Os espaços públicos ficam ociosos nos finais de semana e a sua utilização só traria benefícios à comunidade, através da realização de atividades com custo mínimo", justificou a deputada.

Segundo Edir, um dos objetivos da formação escolar é inserir o indivíduo corretamente na sociedade, incutindo-lhe conhecimentos de cidadania. "É conveniente, portanto, abrir o espaço público para as comunidades, sobretudo as mais desfavorecidas economicamente, às atividades de lazer, esportes, cultura, formação profissional, visando a discussão de problemas e propostas de interesse público."

As formas de se implementar a medida são mediante a participação das Associações de Pais e Mestres e de convênios com entidades públicas e privadas como organizações não-governamentais. "As atividades lucrativas só serão autorizadas se forem realizadas por entidades de caráter social ou filantrópico", lembra a deputada.

Para Edir, outro aspecto positivo é que, em paralelo, deve ocorrer a preservação do prédio e das instalações das escolas. "A realização de atividades de lazer desestimulam atos de vandalismo, pichações e depredações e acaba inibindo a expansão da violência, que em grande parte é gerada pelo ócio."

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Edir Sales - 3886-6597/6599)

alesp