Deputado encerra fórum de desenvolvimento econômico em Guaiçara


28/04/2005 18:55

Compartilhar:


O vice-líder do governo na Assembléia Legislativa de São Paulo e vice-presidente estadual do PSDB, deputado Pedro Tobias, participa nesta sexta-feira, dia 29, às 17 horas, no município de Guaiçara, região de Lins, do encerramento do fórum que criará o Conselho Regional de Desenvolvimento Econômico daquela microrregião de governo.

O evento, que terá início às 14 horas na Câmara Municipal de Guaiçara, contará também com as presenças dos agentes regionais do Governo do Estado e os prefeitos de Cafelândia, Lins, Sabino, Getulina, Guaimbê, Guaiçara, Promissão, Pongaí, Guarantã e Uru.

O diretor do Escritório Regional de Articulação e Planejamento (Erplan/Bauru), um dos organizadores do evento, diz que a criação de Conselhos Regionais de Desenvolvimento Econômico, como o da região de Lins, foi a principal proposta apresentada no 1º Encontro de Representantes do Governo do Estado com Prefeitos da Região Administrativa de Bauru, composta por 39 municípios, realizado no último dia 4 de março, em Bauru. "Além do conselho regional de desenvolvimento econômico da região de Lins, também deverão ser criados outros dois nas regiões de Bauru e Jaú", explicou Roberto Peres.

Ele disse ainda que os Conselhos Regionais de Desenvolvimento Econômico serão compostos por representantes regionais do Governo do Estado; das prefeituras; de entidades e instituições de pesquisa; universidades públicas e privadas; da iniciativa privada; de sindicatos e associações de classe. Apesar de não-institucional, Roberto Peres destaca a importância dos Conselhos Regionais para buscar o desenvolvimento econômico sustentável das regiões de Lins, Bauru e Jaú. "Os conselhos terão um caráter consultivo e propositivo, procurando alternativas de geração de emprego e renda por meio de investimentos da iniciativa privada, com o apoio das prefeituras na implantação e implementação de políticas públicas que visam a melhoria da qualidade de vida da população", ressalta o diretor do Erplan, acrescentando que os conselhos regionais terão total apoio do deputado Pedro Tobias, que será o principal porta-voz junto ao governador Geraldo Alckmin.

O deputado Pedro Tobias elogia a iniciativa da criação dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Econômico e acredita que esse é o caminho para viabilizar significativas melhorias socioeconômicas para a região. "Precisamos trabalhar no sentido de apresentar projetos que tragam desenvolvimento para toda a região, e não apenas para um determinado município. Esta é a nova visão política e administrativa que deve prevalecer na relação de parceria entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil e tem sido a marca do governo Geraldo Alckmin", enfatiza Pedro Tobias.

E-mail: ptobias@al.sp.gov.br

alesp