Governo libera verba para obras no Guarujá


18/06/2008 10:30

Compartilhar:


O governador José Serra autorizou na última quarta-feira, 4/6, a liberação de verba para a prefeitura de Guarujá transformar o visual de duas importantes vias da cidade, ampliando o acesso para os turistas na região da Enseada e Pernambuco. Serão investidos R$ 9,5 milhões em obras de reurbanização da Avenida Tancredo Neves (Cachoeira) e urbanização da Rua Acre (Tortuga). A verba será repassada em quatro parcelas pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE).

"A agilidade na liberação dos recursos para o desenvolvimento das estâncias é muito importante porque permite a execução de obras essenciais para essas cidades. Tenho pedido muito empenho da Secretaria de Planejamento para que os repasses não deixem de acontecer a todas as cidades", afirmou a deputada Haifa Madi.

As obras na Rua Acre consistirão na colocação de guias, sarjetas, pavimentação " já que a via é totalmente de terra -, ciclovia, iluminação pública, acessibilidade e paisagismo. Os serviços de drenagem vão contribuir para o fim dos alagamentos, que há anos atingem ruas e casas no Loteamento João Batista Julião, principalmente nas vias São Paulo, Iracema e Bandeirantes.

A Avenida Tancredo Neves, por onde circulam, diariamente, milhares de pessoas, será reurbanizada e o trânsito caótico organizado. Com as obras de drenagem e recapeamento de toda a extensão (1,4 quilômetro), além da colocação de guias e sarjetas, os buracos vão desaparecer.

A novidade será a implantação de uma ciclovia nos dois sentidos da avenida, para disciplinar o trânsito de bicicletas, além de sinalização, acessibilidade, estacionamento, bolsões para ônibus, nova iluminação pública e paisagismo. O prazo de execução dos serviços é de 540 dias.

Com essas obras, a prefeitura pretende pôr fim às constantes cenas em que ciclistas, motoristas e pedestres arriscam suas vidas, disputando de maneira desorganizada, a avenida que dá acesso à Enseada.

hmadi@al.sp.gov.br

alesp