Notas de Plenário


12/08/2008 18:58

Compartilhar:


Greve da Polícia Civil 1



Após diversas tentativas infrutíferas de negociação, a Polícia Civil decidiu entrar em greve neste dia 13/8, anunciou Carlos Giannazi (PSOL), que criticou a política salarial no Estado para com os servidores estaduais de todas as áreas. O deputado ainda reclamou de liminar impetrada pelo governador para impedir a veiculação de anúncio sobre a paralisação na televisão, o que considerou cerceamento da liberdade de expressão. Giannazi também pediu a retirada do PLC 35/2008, que reestrutura a carreira de agente fiscal de rendas, "quando na verdade a destrói e é repudiado pela categoria". (MF)



Greve da Polícia Civil 2



A paralisação dos policiais civis a partir do dia 13/8 é um alerta ao governador sobre a situação do funcionalismo em geral, disse Luiz Carlos Gondim (PPS). O deputado referiu-se à "situação delicada" da segurança pública em Mogi das Cruzes, onde há um policial para cada 1.200 habitantes e onde foram instalados dois centros de detenção provisória, um deles em área rural, sem que o efetivo e as condições de trabalho do 17º batalhão da Polícia Militar, que atende a região, sejam melhorados. (MF)



Greve da Polícia Civil 3



O salário dos policiais civis de São Paulo é o menor do Brasil, disse Hamilton Pereira (PT) ao solidarizar-se com a greve anunciada para o dia 13/8. O deputado denunciou a existência de circular oriunda da Delegacia Geral de Polícia ameaçando os policiais de punições, como processos administrativos e transferências, caso não compareçam ao trabalho. "Só não teremos o caos no Estado porque a PM estará atuando, embora os policiais militares apóiem o movimento por melhores salários", finalizou. (MF)



Greve da Polícia Civil 4



"Quem está parando a polícia paulista é o governador", disse Olímpio Gomes (PV), que agradeceu o apoio de seus pares à greve da Polícia Civil, que afirmou ter sido deflagrada por conta da "intransigência e insensatez do governo do Estado". Impedida por lei a aderir ao movimento, "a família policial militar está apoiando a causa da Polícia Civil", disse o deputado, que completou afirmando que o movimento é sério e busca resgatar a dignidade dos servidores da segurança pública. (MF)



Para o ralo



O deputado Marcos Martins (PT) cobrou da Sabesp o conserto de um vazamento de água em frente à escola Nossa Senhora de Misericórdia, na rua Madre Rosello, em Osasco. "O atendente alegou que o sistema não registra a reclamação porque não existe o número do local onde ocorre o vazamento. Será que a Sabesp, que faz tanta propaganda, não tem uma pessoa para ir ao local e verificar a ocorrência?" (LP)



Greve da Polícia Civil 5



Ao comentar as reivindicações salariais dos policias civis e militares do Estado, o deputado Ed Thomas (PSB) acredita que a Alesp tem importante papel nesse processo. O deputado elogiou os trabalhos das polícias Civil e Militar, especialmente no oeste paulista, e disse ter certeza que o governador será sensível às reivindicações dos profissionais da segurança. "O maior Estado da nação tem as melhores polícias do país", enfatizou. (LP)



Greve da Polícia Civil 6



Outro parlamentar a se referir à possível greve da Polícia Civil agendada para esta quarta-feira, 13/8, foi Edson Ferrarini (PTB). O parlamentar apelou ao bom senso do governo e pediu que ele atenda às reivindicações das polícias. "O abono " mecanismo que beneficia apenas os policiais da ativa " é odioso e persegue os aposentados e pensionistas." Segundo o parlamentar, ao ir para a reserva o policial perde 40% dos seus vencimentos. (LP)



Perda lastimável



Mário Reali (PT) prestou homenagem à coreógrafa Ivonice Satie, falecida na madrugada desta terça-feira, 12/8. Reali lembrou o sucesso da bailarina e sua passagem pela companhia Balé da Cidade de São Paulo. "Além de ser uma grande artista, Ivonice era uma grande educadora. Em 1993, ela fundou a Companhia de Danças de Diadema e fomentou essa arte em diversas comunidades carentes. Em 1998, criou o Grupo Mão na Roda, de deficientes físicos". O deputado também manifestou-se favorável às reivindicações dos policiais civis e militares. (LP)



Avaliações à vista



Carlos Giannazi (PSOL) criticou a forma como o governo trata os servidores públicos estaduais. O parlamentar, que pretente participar da manifestação dos policiais civis, que deve ocorrer nesta quarta-feira, 13/8, lamenta a política de avaliação que o Executivo paulista quer implementar no serviço público. "Essa política perversa é prejudicial a todos os servidores", comentou. (LP)



Bombeiros abandonados



Conforme relato do deputado Afonso Lobato (PV), por conta do estado de abandono no qual se encontra o Corpo de Bombeiros de Taubaté, dois incêndios ocorridos naquela cidade há cerca de 10 dias só puderam ser debelados graças à ajuda das unidades de Pindamonhangaba e Caçapava, que enviaram viaturas. Lobato apresentou uma emenda ao Orçamento destinando R$ 300 mil ao corpo de Bombeiros de Taubaté, mas, segundo ele, o dinheiro ainda não foi liberado. O parlamentar também se queixou da situação do IML taubateano, construído e ainda não equipado, e pediu a pronta instalação de um aparelho de radioterapia no hospital daquela cidade. (AB)



Ex-pobre



Na opinião de Pedro Tobias (PSDB), é lamentável que a arrecadação da União aumente continuamente e isso não redunde em mais verbas para a saúde. "Quantos hospitais federais estão sendo construídos em São Paulo?", questionou. "Nenhum", ele mesmo respondeu. "Pelo amor de Deus, Lula, você já foi pobre", exclamou o parlamentar. Outra questão levantada por Tobias diz respeito às denúncias de corrupção envolvendo membros e aliados do governo federal e que, segundo ele, não são devidamente apuradas. "Quando as denúncias atingem petistas, a coisa não vai para frente", declarou. (AB)



Acusação injusta



Fernando Capez (PSDB) definiu como injusta a matéria publicada no dia 27/7 pelo Diário do Grande ABC, que acusa vigilantes autônomos de lotearem ruas e bairros. O deputado apresentou um projeto de lei regulamentando o cadastramento desses profissionais na Secretaria de Segurança Pública e favorecendo a colaboração com os órgãos de segurança. "Mas temo que ele acabe não sendo votado e, caso seja, receba veto", queixou-se Capez. O parlamentar lembrou que, apesar de ser mestre e doutor em Direito, dar aulas há cerca de 20 anos e integrar o Ministério Público, teve dois de seus projetos tachados de inconstitucionais pela assessoria do Executivo. (AB)



Deveria ser igual



Para Orlando Morando (PSDB), a CCJ deve fazer uma boa avaliação dos projetos para evitar que eles sejam vetados pelo Executivo. O parlamentar citou o PL 190/2003, de sua autoria, vetado pelo governador, que obriga o fabricante de bebida alcoólica a destinar 30% do rótulo para informações sobre danos à saúde e a proibição de venda para menores. "A maior indignação é ver menores consumindo", disse. Ele citou a lei que obriga o uso do cinto de segurança e acha que deveria servir de exemplo para a bebida alcoólica. "Muitas vidas são salvas com o uso do cinto de segurança", lembrou, referindo-se a acidentes com veículos automotivos. (GF)



Poluição que mata



Davi Zaia (PPS)chamou a atenção para a poluição na capital paulista. Segundo ele, o Jornal da Tarde publicou nesta semana que 12 pessoas morrem por dia em conseqüência do ar do Estado. "A cidade perde R$ 342 milhões por ano em dinheiro público, considerando-se só crianças, idosos e internações na rede pública", diz a matéria. Em relação aos vetos, o deputado lamentou que o PL 1.175/2007, de sua autoria, tenha sido vetado pelo Executivo. "Se tivesse sido aprovado, ele iria estabelecer limite para emissão de enxofre proveniente do diesel comercializado no Estado. Para Zaia, a competência da Assembléia Legislativa deveria avançar. (GF)



Falta de discussões



Ainda em relação aos vetos instituídos pelo governador José Serra aos projetos dos deputados, Donisete Braga (PT), acredita que os mais de 400 PLs, que retornaram à Assembléia, deveriam entrar em discussão na Ordem do Dia. O parlamentar também parabenizou a sessão solene ocorrida nesta segunda-feira, 11/8, para homenagear os 80 anos da Polícia Rodoviária Federal. "É um registro sobre a importância do trabalho dessa categoria", disse. (GF)

alesp