Secretário aceita negociar mudanças na ZMRF


16/07/2009 15:43

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As regras da Zona de Máxima Restrição à Circulação de Fretados (ZMRF) poderão ser alteradas para contemplar pedidos das associações de fretamento. Entre as mudanças em estudo, está o credenciamento de clubes, igrejas, empresas e áreas públicas e particulares para embarque e desembarque. Nesses bolsões, os ônibus poderiam entrar para deixar e recolher os passageiros que trabalham ou estudam em regiões onde será proibida a circulação e parada.

A flexibilização foi admitida pelo secretário municipal de Transportes de São Paulo, Alexandre de Moraes, em reunião realizada na tarde da quarta-feira, 15/7, na sede da secretaria. Agendada pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a audiência contou com a participação de 12 associações da Baixada Santista, ABC, capital e Bragança Paulista. O presidente da CET, Rogério Crantschaninov, representou o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa (PMDB).

Após duas horas de debate, o secretário reconheceu que ainda existem muitas dúvidas sobre a ZMRF diante das perguntas feitas pelos dirigentes das associações. "Foi uma reunião muito importante e produtiva. Pudemos esclarecer muitos questionamentos. Outros vamos estudar e avaliar a viabilidade de atendimento. Talvez tenha ocorrido uma falha de comunicação de nossa parte", afirmou Moraes.

Apesar de concordar que muitos aspectos das medidas precisam ser esclarecidos e revistos, o secretário manteve o prazo do dia 27/7 para início das regras. A decisão frustrou os dirigentes, que insistiram em um tempo maior para se adaptarem às mudanças. Eles alegam que vão perder usuários e necessitam de pelo menos um mês para um período de transição. "Como podemos informá-los se também temos dúvidas?", questionou Fábio Alexandre Paixão, presidente da Afrebas, da Baixada.

O secretário, no entanto, aceitou dois pedidos apresentados pelo deputado, que também entregou a cópia do Manifesto da Baixada Santista e oito propostas. O primeiro pedido foi para a criação de uma comissão técnica para receber e discutir mudanças e rotas alternativas para os fretados. A primeira reunião do grupo deverá ser na próxima segunda-feira, dia 20/7.

A outra sugestão acatada foi a implantação de um sistema de comunicação, por telefone e internet, para informar os usuários do fretado. Como as regras ainda estão em estudo, o secretário não quis adiantar uma data de início do serviço a ser disponibilizado.

Paulo Alexandre gostou do resultado da audiência, mas já adiantou que irá insistir na prorrogação do prazo diretamente com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. "Se a lei antifumo precisou de um prazo de 90 dias para entrar em vigência, que, aliás foi uma emenda que apresentei, por que não podemos dar 30 dias para que a população se adapte às regras que vão mexer com a vida de mais de 100 mil pessoas?", indagou o deputado, que destacou que o trabalho de articulação também envolverá o prefeito Papa.



pabarbosa@al.sp.gov.br

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