Deputado grava programa sobre Dia Mundial do Rim


02/03/2009 10:40

Compartilhar:


O líder do Democratas na Assembléia, deputado Estevam Galvão, participou no dia 26/2 da gravação do programa Saúde e Vida, da TV Assembléia. Ao lado da presidente da Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo, Altair Oliveira de Lima, e do diretor de Defesa Profissional da Sociedade, Ruy Antônio Barata, o deputado falou sobre o Dia Mundial do Rim, comemorado no próximo dia 12 de março, e a importância da prevenção das doenças renais crônicas.

Estima-se que 11% da população adulta seja portadora de algum grau de doença renal crônica. "Isso representa mais de 10 milhões de pessoas no Brasil e três milhões no Estado de São Paulo. Além disso, 52 milhões de pessoas no Brasil têm risco de desenvolverem doença renal, por fazerem parte de importantes grupos de risco. No Estado de São Paulo, são 12 milhões de pessoas em grupos de risco", alerta a presidente da Sonesp.

Ruy Barata lembrou que do grupo de risco, 99% não reconhecem a doença. "As causas mais comuns da doença renal crônica são hipertensão arterial, diabetes e glomerupatias. Outros fatores importantes contribuem para o aparecimento desta doença, como doenças familiares, imunológicas, litíase urinária, infecções urinárias recorrentes, obstruções urinárias, dislipidemias e obesidade", explicou.

O deputado Estevam alertou para as dificuldades que a Sociedade de Nefrologia enfrenta devido aos constantes atrasos do repasses via SUS e a defasagem da tabela. "Trata-se de um serviço importantíssimo para a população, a cada ano aumenta mais o número de doentes renais crônicos e as clínicas, sem recursos, não conseguem suprir a demanda", afirmou.

Para ajudar a solucionar o problema, o líder do Democratas apresentou Projeto de Lei que visa oferecer desconto ou até mesmo gratuidade no fornecimento de água e tratamento do esgoto utilizado pelas clínicas de nefrologia. O projeto segue em tramitação na Assembléia Legislativa.



egalvao@al.sp.gov.br

alesp