Projeto Esporte na Escola é lançado em São Paulo

Gonzaga inclui sete escolas tatuianas no projeto
17/08/2001 12:20

Compartilhar:


O Projeto Esporte na Escola, lançado no dia 6/8 último, pretende dotar as escolas públicas de locais adequados para a prática esportiva, distribuir material esportivo, capacitar coordenadores e instrutores na área de educação física e ainda criar o Calendário Esportivo Escolar Brasileiro.

O evento, realizado na escola estadual "Fernão Dias Paes", em Pinheiros, teve a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin, do ministro dos Esportes, Carlos Melles, e dos secretários da Educação, Rose Neubauer, e dos Esportes e Turismo, Marcos Arbaitman. O deputado Luiz Gonzaga Vieira (PSDB) representou a região de Tatuí.

Também estiveram presentes figuras de renome no cenário esportivo, como os ex-jogadores de vôlei Bernard, Pampa e Paulão, os campeões olímpicos Aurélio Miguel e Lars Grael, além do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.

Alckmin lembrou que o projeto será realizado em conjunto pela Secretaria e pelo Ministério dos Esportes, com verba de R$ 15 milhões, e que todas as escolas do Estado com mais de 500 alunos, cerca de 400, receberão quadras poliesportivas.

Bernard Hajman, que hoje é deputado no Rio de Janeiro, lembrou a importância do esporte para as crianças em idade escolar e ressaltou a emenda 235, proposta pelo deputado Gonzaga, à Lei de Diretrizes Orçamentarias deste ano, que objetiva estimular o esporte olímpico nas escolas, por meio de construção de quadras esportivas.

O parlamentar aponta a necessidade de aproveitar as aptidões esportivas logo nos primeiros anos da infância, salientando que não se fazem atletas de uma hora para outra e que o incentivo à prática esportiva faz com que os jovens tenham ideais mais promissores e saudáveis.

Nove escolas da região foram indicadas para a construção de quadras esportivas em suas dependências: Bairro Ricardo e Francisco Mariano de Almeida, de Capela do Alto; Colônia Pinhal e Bairro Guararema, de São Miguel Arcanjo; Honorina Holtz, de Sarapuí; Ezequiel Castanho, de Guareí; Rosendo Duarte Lobo, de Pereiras; Padre José Bonifácio Carreta, de Capivari; e Bairro Ferreira Matos, de Ribeirão Grande.

As escolas Orestes Oris de Albuquerque, de Angatuba, Renato Rocha Miranda, de Campina do Monte Alegre, e Gaspar Ricardo Júnior, de Iperó, foram incluídas entre aquelas do Estado que receberão materiais esportivos e instrutores capacitados na área de esportes.

Neste primeiro semestre, Gonzaga anunciou a construção de coberturas para escolas estaduais da região. A verba está sendo liberada nos próximos dias para as APMs (Associações de Pais e Mestres), que gerenciam as construções.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Luiz Gonzaga Vieira - 3886-6633/6663)

alesp