Mariângela Duarte solicita ao prefeito de São Sebastião construção de hospital na região Costa Sul


08/08/2001 16:47

Compartilhar:


A deputada estadual Mariângela Duarte (PT) enviou ofício ao prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, solicitando a construção de um hospital de pequeno porte para atender a região Costa Sul de São Sebastião.

O ofício foi motivado pela reivindicação do presidente da Sociedade Amigos de Boiçucanga (SoAB), Alcyr Toledo Viana. Os munícipes se ressentem, segundo a deputada, da falta de um hospital. O pronto-socorro regional de Boiçucanga atende uma área que vai desde Toque-Toque Pequeno até Boracéia, representando 50 quilômetros de extensão e com uma população fixa de mais de 18 mil habitantes, que na temporada chega a 200 mil pessoas.

O pronto-socorro não dispõe de serviços de trauma e cardiologia, acrescenta Mariângela. Em casos de emergência, os pacientes precisam ser removidos para o centro da cidade e percorrer uma distância de 40 quilômetros, trajeto extremamente complicado para remoção, principalmente nas temporadas. "Vale dizer que é impossível responder adequadamente ao desafio de pronto atendimento e retorno favoráveis sem um local específico, como num hospital com equipamento básico. Não dá para improvisar, pois uma vida não merece esse risco, sendo que é direito constitucional a garantia à saúde", avalia Mariângela.

O presidente da SoAB sugere o pronto-socorro de Boiçucanga como o local mais apropriado para a obra, no entanto, entende que o assunto deve ser objeto de análise mais cuidadosa.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Mariângela Duarte - 3886-6548/6553)

alesp