Projeto de lei prevê implantação do método mãe-canguru nos hospitais da rede estadual

Deputado Vitor Sapienza quer adoção do método pelas maternidades e estabelecimentos hospitalares
16/08/2001 15:55

Compartilhar:


O deputado Vitor Sapienza (PPS) apresentou projeto de lei que obriga as maternidades e estabelecimentos hospitalares da rede estadual à adoção do método mãe-canguru em recém-nascidos prematuros e de baixo peso em suas dependências.

O método mãe-canguru foi inventado por um médico Colombiano. "Pelo método o pequeno recém-nascido fica coladinho no colo da mãe", explica o deputado, que ressalta que o mãe-canguru foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como uma forma eficiente de dar assistência aos recém-nascidos de baixo peso ou prematuros.

Outro aspecto importante concentra-se no menor risco de infecção hospitalar e cruzada, devido à colonizacão do recém-nascido com os germes da própria mãe, o que representará ao Estado menos gastos com antibióticos. "É o estabelecimento de um vínculo afetivo-emocional mãe/recém-nascido gerando um aumento de autoconfiança materna, com a conseqüente intensificação da lactação e incentivo ao aleitamento materno, fazendo com que o hospital gaste menos com fórmulas", conclui Sapienza.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Vitor Sapienza - 3886-6737-6763)

alesp