Parlamentar homenageia aniversário da imigração coreana


12/02/2004 16:12

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Romeu Tuma

O deputado Romeu Tuma homenageou os 41 anos da imigração coreana no Brasil, parabenizando toda a comunidade pela contribuição que tem dado à cidade e ao Estado de São Paulo.

O grande período da imigração coreana no Brasil ocorreu a partir da década de 70. Segundo dados apurados em pesquisa, existem atualmente no Brasil cerca de 50 mil coreanos, sendo que a grande maioria se concentra na capital paulista. Os coreanos se destacam no comércio, indústria, informática, serviços e, principalmente, na área de confecções.

Em São Paulo, as maiores concentrações de coreanos e descendentes estão nos bairros do Bom Retiro, Brás, Aclimação, Santana, Pacaembu e Higienópolis. A indústria têxtil do Brasil e em especial a paulistana, deve muito aos coreanos.

Atualmente, 73% das atividades da comunidade coreana se concentram na área de confecção, em toda a cadeia produtiva: da fabricação do tecido até o varejo. Parabéns a este povo que valoriza a cultura, o trabalho e suas tradições, fundindo todo esse legado com as tradições, a cultura e a amabilidade do povo brasileiro.

rtuma@al.sp.gov.br

alesp