Acervo artístico recebe obra de Ashtar de Assis

(com foto)
20/08/2002 17:12

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A artista plástica Ashtar de Assis doou um quadro de sua autoria para o acervo artístico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Segundo Emanuel Von Lauenstein Massarani, superintendente do Patrimônio Cultural do Palácio 9 de Julho, "em vez de distinguir um objeto sobre uma tela, devemos observar sua forma e sua cor. São elas que provocam nossa sensibilidade, pronta a captar a mensagem da pintura". Massarani afirma, ainda, que "a realidade de um quadro é sua musicalidade".

A artista

Nascida em Uberaba, Minas Gerais, em 1922, Ashtar de Assis terminou seus estudos em São Paulo, onde formou-se em Ciências Políticas e Sociais, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Dois anos mais tarde, passou a exercer as funções de assistente de Etnologia e de Conservador de Museu, junto à Seção de Etnologia e Arqueologia do Museu Paulista, onde permaneceu até 1955, trabalhando também na redação e revisão da Revista do Museu Paulista.

Em 1956, a artista dirigiu a revista Ciência e Progresso e, em 1959, passou a estudar pintura e desenho com o pintor Nelson Nóbrega.

Ashtar de Assis fez sua primeira exposição individual em 1988, no Espaço Cultural Chap Chap e, posteriormente, participou de diversos salões de arte e exposições coletivas.

alesp