Mãe Eleonora recebe prêmio Zumbi dos Palmares


27/11/2008 17:26

Compartilhar:


A deputada Ana Perugini (PT) entregou na noite de terça-feira, 26/11, o prêmio Zumbi dos Palmares a Eleonora Aparecida Alves de Souza Domingos, a Mãe Eleonora, de Hortolândia. O prêmio Zumbi dos Palmares, que está em sua sexta edição, homenageia pessoas com trabalhos importantes junto à comunidade afro de São Paulo e faz parte da Semana da Cultura Negra, organizada pela Frente Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial.

A indicação da premiação pela deputada deve-se à atuação de Mãe Eleonora na Região Metropolitana de Campinas (RMC), em especial em Hortolândia, onde mora há 29 anos. Mãe Eleonora é presidente da organização não governamental Ilê Asé Omo Oyá Bagan Ibô (Comunidade Tradicional Senhora dos Ventos), coordenadora do Projeto Caminhos, que atende crianças e adolescentes, e fundadora do grupo de dança e percussão afro Ojú - Obá e do Afoxé Oiá Obirin Ode, o primeiro grupo de afoxé da região. O projeto é responsável também pela grife Griolê. Ela ainda integra, em Hortolândia, o Conselho Municipal de Mulheres e a Comissão Municipal de Igualdade Racial.

Ana Perugini lembrou da formação de Hortolândia que cresceu ao longo do Ribeirão Quilombo e elogiou a garra de Mãe Eleonora pela disseminação da cultura negra.

Mãe Eleonora falou sobre a emoção ao receber a homenagem. "O prêmio me serve de inspiração para continuar. Esse prêmio eu divido com todas as pessoas que estão comigo nessas ações". A homenageada agradeceu a iniciativa de Ana Perugini e ressaltou a importância da deputada para a cidade de Hortolândia.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp