Da Tribuna


16/09/2011 19:44

Compartilhar:


Maior investimento



Apoiando o movimento reivindicatório dos funcionários dos correios, Carlos Giannazi (PSOL) citou alguns dos problemas apresentados pela categoria. "Os correios serão entregues à iniciativa privada e, com isso, o risco de haver uma queda na qualidade do atendimento e ter o órgão sucateado é grande", protestou. Giannazi ainda se posicionou contra o parcelamento do reajuste às carreiras da segurança, que, segundo ele, não cobre perdas inflacionárias. "Exigimos que a Casa não se curve aos interesses do Palácio dos Bandeirantes e aprove as emendas apresentadas", encerrou. (DK)



Dom Paulo



Simão Pedro (PT) prestou homenagem ao cardeal dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito da cidade de São Paulo, que comemorou seu 90º aniversário nesta quarta-feira, 14/9. O deputado ainda ressaltou importância do cardeal no período da dditadura militar e, lembrando-se de ter trabalhado em paróquia ao seu lado, afirmou ter muito orgulho de conhecê-lo. "Dom Paulo foi fundamental para a derrubada da ditadura por meio de suas atitude e palavras. Marcou a história do nosso país", destacou. (DK)



Solidariedade



José Candido (PT) lembrou de dois episódios envolvendo deslizamento de terra: um na comunidade quilombola do Vale do Ribeira, e outro no Jardim Eldorado, zona sul da capital paulista. Ele pediu que todos contribuam com doações e ajudem a população prejudicada. Endossando discurso do deputado Simão Pedro (PT) sobre dom Paulo Evaristo Arns, Candido também parabenizou o cardeal pelo seu aniversário e disse que "essa mesma coragem levou sua irmã Zilda Arns a ajudar a população haitiana". (DK)



Injustiça tributária



Justificando sua ausência na audiência sobre os PLCs 47/11, 48/11, 49/11, 50/11 e 51/11, ocorrida nesta quinta-feira, 15/9, Jooji Hato (PMDB) disse que estava no seminário Federação e Guerra Fiscal, realizado na cidade de Brasília. Ele ainda citou presença de deputados federais e estaduais, senadores e governadores no evento. "Essa guerra fiscal é injusta e o Estado de São Paulo perde recursos que poderiam ser aplicados na saúde, na educação e em tantos outros setores fundamentais", defendeu. Hato ainda pediu o apoio de todos os deputados para que essa guerra fiscal tenha um fim. (DK)



Salário dos policiais



A respeito de audiência realizada na Casa nesta quinta-feira, 15/9, que debateu os PLCs 47/11, 48/11, 49/11, 50/11 e 51/11, sobre revisão de salários e carreiras dos policiais civis e militares, Olimpio Gomes (PDT) afirmou que "a Assembleia paulista foi humilhada e desconsiderada pelo Executivo". Segundo Gomes, nenhum dos secretários convidados estava presente no debate. Ele ainda lembrou que diversos Estados já apoiam a PEC 300, que cria piso nacional para policiais e bombeiros militares, e questionou: "será que São Paulo será o úlitmo?". (DK)



Manobra



Olimpio Gomes (PDT) ressaltou que o objetivo da audiência do dia 15/9, era melhorar os cinco projetos do Executivo sobre a segurança pública. "Foram apresentadas 157 emendas (60 do PT e 17 do PSOL) e substitutivos. As entidades nos procuraram e mostraram as injustiças das propostas. Não assinamos nada a esmo." Para Gomes, os policiais devem se manter atentos e mobilizados. "Não se iludam, até 2013 não serão encaminhados projetos para a família policial." (LP)



Pré-assentados



Simão Pedro (PT) participou em 16/9, na Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), com a participação de representantes do Instituto Florestal e pré-assentados da Fazenda Santa Maria, em São Simão, de reunião para tratar da legalização do assentamento. Há 15 anos, 140 famílias produzem e comercializam alimentos, mas não podem pedir financiamento específico porque a áera não é legalizada. O Itesp propôs o assentamento de 130 famílias em lotes de 5,3 hectares. (LP)



Pouco caso



Carlos Giannazi (PSOL) falou sobre a ausência de secretários e deputados da base do governo na audiência que debateu os PLCs da segurança. "São 66 deputados da base e apenas dois ou três estiveram presentes. Isso mostra o descompromisso com as reivindicações dos servidores." Giannazi também falou sobre duas manifestações que aconteceriam em 16/9, contra o fechamento da EE Dr. Arnaldo Ablas Filho, em Santos. "A escola funciona desde 1970 e atende 500 alunos. Se a secretaria da Educação fechar a escola, entrarei com uma representação junto ao Ministério Público Estadual." (LP)

alesp