Roberto Freire participa de reunião com bancadas do PPS e do PTB na Assembléia

Após a reunião, senador encontrou-se com o presidente Walter Feldman
09/08/2001 20:05

Compartilhar:


O senador Roberto Freire (PPS-PE) esteve nesta quinta-feira, 9/8, na Assembléia Legislativa de São Paulo, onde participou de reunião entre deputados do seu partido e do PTB. O objetivo principal da reunião, que contou com a presença do presidente nacional da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, foi reforçar as tratativas entre os dois partidos no Estado com vistas à consolidação da candidatura Ciro Gomes à Presidência da República. "Estamos tentando construir uma história comum e nos fortalecermos para enfrentar a próxima campanha presidencial, que promete ser muito dura", afirmou o senador.

Freire fez questão de ressaltar a importância da parceria com o PTB para a construção de uma candidatura de oposição não petista à sucessão de Fernando Henrique Cardoso. "Afinal, trata-se de um partido que apresenta um crescimento extraordinário em todo o país", afirmou ele. Na sua avaliação, Ciro Gomes é o nome que reúne maiores condições para enfrentar uma candidatura governista: "Por isso Ciro é constantemente atacado pelo governo, afinal ninguém perde tempo chutando cachorro morto."

Paulo Pereira da Silva, possível candidato petebista à vice-presidência em uma eventual chapa liderada por Ciro, defendeu uma linha mais popular para a campanha do PPS. "Ciro precisa não se deter num discurso meramente técnico e lançar-se no corpo-a-corpo com a população, conhecendo de perto os problemas reais dos eleitores das periferias das grandes cidades", disse Paulinho.

Em entrevista coletiva realizada logo depois da reunião, o senador disse não acreditar que o PTB retroceda nas negociações com o PPS e volte a compor a base governista em Brasília. Ele prefere apostar no pragmatismo dos petebistas. "Como eles voltarão a apoiar um governo que nunca os tratou com respeito?", questionou Freire, que também fez questão de afirmar que a efetivação da parceria em São Paulo deverá ser resultado dos entendimentos entre os diretórios estaduais dos dois partidos.

O senador também foi recebido pelo presidente da Assembléia, deputado Walter Feldman (PSDB), com quem conversou sobretudo sobre a necessidade de preservar a imagem do Legislativo em meio à onda de escândalos envolvendo parlamentares. "Não se pode permitir a propagação da idéia falsa de que todo político é desonesto", declarou Freire. Feldman destacou a importância das TVs legislativas no estabelecimento de uma comunicação mais transparente entre os parlamentos e a sociedade.

alesp