O EMBRIÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA - OPINIÃO

Edmur Mesquita*
15/08/2001 15:33

Compartilhar:


Já no dia 26 de junho, quando o reitor da Unesp, José Carlos Trindade, anunciou a instalação dos cursos de graduação de Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro, em São Vicente, começaram os estudos para estender o campus ao Vale do Ribeira.

Essa boa notícia é fruto do trabalho de muitas mãos. Eu mesmo venho travando, desde o início do meu mandato, uma batalha incessante pela criação de novos cursos de ensino superior gratuito. Na minha opinião, eles significam o embrião da universidade pública na região metropolitana da Baixada Santista, uma das principais aspirações da juventude, além de colocar São Vicente no mapa científico e acadêmico do país.

Ainda este ano teremos o vestibular para os dois cursos de graduação da Unesp, com quatro anos de duração e vinte vagas cada. Uma conquista memorável. Este avanço tem como principais partidários o governador Geraldo Alckmin, o prefeito Márcio França e o próprio reitor.

Já está mais que consagrada a idéia de que a ampliação dos campi das universidades públicas é a melhor opção. Perseguimos um modelo viável para a formação de profissionais que atendam as necessidades do mercado de trabalho, além de pesquisas e projetos de desenvolvimento.

Quando se fala em universidade pública, o que vem à cabeça é uma grande estrutura física. Lembro que na minha época de militante estudantil defendia essa bandeira, além da luta contra os aumentos abusivos das mensalidades. Mas o panorama hoje é outro. Com a criação da região metropoliana, o procedimento palpável é a extensão das universidades estaduais.

Outra frente de luta bem-sucedida, essencial para o aumento de vagas, é a instalação da Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Praia Grande, mediante parceria com a prefeitura, com vestibular este ano para os cursos de informática, hotelaria e turismo.

Estou empenhado ainda na criação da Poli/USP em Cubatão, em fase de ajuste do convênio entre a prefeitura, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e a Politécnica.

Demonstro, pois, que é possível ampliarmos o acesso ao ensino superior público sem sinais demagógicos, que às vezes se sobrepõem ao interesse geral.



*Edmur Mesquita é deputado estadual e vice-líder do PSDB na Assembléia Legislativa.

alesp