FINALMENTE BAURU TEM O QUE COMEMORAR - OPINIÃO

Pedro Tobias*
31/07/2001 17:06

Compartilhar:


Depois de vários anos de estagnação política e econômica, a acolhedora mas sofrida população de Bauru tem, finalmente, o que comemorar no aniversário da promissora "Cidade Sem Limites". Após a convulsão institucional vivida durante os últimos 15 anos, agora, Bauru começa a dar a volta por cima.

O município está aprendendo a duras penas que não basta estar bem localizada no mapa e ter capacidade de consumo para ser cortejada por empreendedores. Sem articulação política e credibilidade institucional, não há desenvolvimento econômico e social. Os recursos, tanto estatal quanto da iniciativa privada, sempre costumam ancorar em portos seguros.

Assim, o governo do Estado está investindo pesado no município. De todos os recentes e grandes investimentos que contemplam Bauru, a retomada das obras do Hospital Estadual, que estavam paralisadas há quase 10 anos próximo à Unesp, é considerada a mais importante sob o ponto de vista social. Somente nessa obra, o maior complexo hospitalar do Interior paulista, com 450 leitos, o governador Geraldo Alckmin investirá R$ 57 milhões, equivalente à metade do orçamento de Bauru. A conclusão dessa obra, prevista para o próximo ano, beneficiará cerca de 1 milhão de pessoas de 50 cidades da região, gerando mais de mil empregos diretos.

Ainda na área da Saúde, destaco a conquista do Instituto de Câncer de Mamas, recém-inaugurado na Maternidade Santa Isabel. Trata-se de um centro especializado no diagnóstico precoce do câncer da mama, grave doença que atinge uma em cada dez mulheres.

O governo do Estado também está investindo recursos na construção, reforma e ampliação de escolas em Bauru. Um exemplo é a unidade de ensinos fundamental e médio que está praticamente pronta no núcleo habitacional "Nobuji Nagasawa" e será inaugurada nos próximos dias no Bauru 2000.

As obras de infra-estrutura, que consolidam Bauru como pólo regional de desenvolvimento econômico e social, agora dão prioridade à logística. O novo aeroporto, em construção na rodovia Bauru-Arealva, e a duplicação da rodovia Bauru-Jaú, incluindo a nova ponte sobre o Rio Tietê, são exemplos nítidos da nova fase de investimentos por parte do governo do Estado.

Finalmente, depois de um longo período de instabilidade, Bauru começa a entrar novamente na rota de investimentos públicos e privados que estão mudando a geografia da cidade. Mas, para que esse processo seja efetivamente consolidado, é preciso que as lideranças deixem as divergências político-partidárias de lado e trabalhem, de fato, pela nossa querida Bauru. Tenho colocado essa tese em prática constantemente, pois acredito nela como princípio básico do homem público. Afinal, o jogo do desenvolvimento não permite mais vacilos. A sociedade bauruense, sempre acolhedora e trabalhadora, já sofreu demais. Parece que, finalmente, chegou a hora da virada. Tenho a honra de estar inserido nessa luta de conquistas que irão proporcionar o bem-estar coletivo. Parabéns "Cidade Sem Limites" pelos seus 105 anos de história.

*Pedro Tobias é médico e deputado estadual pelo PSDB.

alesp