Deputada pede restauração do Forte do Itapema


12/02/2004 18:45

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi



A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) solicitou, em indicação ao presidente Luís Inácio Lula da Silva e em ofício ao ministro Antônio Palocci, recursos para a restauração da Fortaleza do Itapema, patrimônio pertencente ao Ministério da Fazenda. Para a parlamentar, o lançamento do Circuito dos Fortes na Baixada Santista é a oportunidade para viabilizar a obra.

"O lançamento do circuito é importante, mas para que dê certo é preciso que as fortificações estejam em boas condições, o que não é o caso da Fortaleza do Itapema", enfatiza a deputada, que tem apresentado emendas ao Orçamento estadual, propondo verbas para o restauro.

A edificação está em acentuado estado de deterioração, com rachaduras em paredes, vidros quebrados, piso e portas destruídos, além das escadarias em péssimo estado. O teto da torre, todo em ferro, desabou, comprometendo a beleza arquitetônica do conjunto. O custo das obras está estimado em R$ 500 mil. Além de manter os aspectos originais da fortificação, também estava prevista a implantação de um sistema de iluminação monumental e de paisagismo no entorno. Atualmente, funcionam no local vários serviços da Alfândega, entre eles um posto de observação para combate ao contrabando no porto de Santos.

Há anos a comunidade local está empenhada na restauração. Segundo Maria Lúcia, em outubro de 2001 a Alfândega de Santos chegou a anunciar que um projeto de restauração fora aprovado pelo Condephaat. O começo das obras estava previsto para o ano seguinte, mas até o momento nada aconteceu.

História

Segundo a historiadora Ruth Passos, no livro Fortaleza de Itapema - Patrimônio Histórico de Vicente de Carvalho, a fortificação é remanescente do século XVI e foi construída para proteger a região de ataques de piratas. urante a II Guerra Mundial, a fortaleza teve papel de guardiã do porto de Santos. Depois disso, tornou-se posto médico e ponto de encontro para os moradores da antiga Bocaina. Mais conhecido como farol do Itapema, o monumento é um dos mais antigos do Brasil e o único de Vicente de Carvalho.

Além da Fortaleza do Itapema, o Circuito dos Fortes abrange outras sete fortificações edificadas na região entre os séculos XVI e XX. A iniciativa foi oficializada na manhã desta quarta-feira, 11/2, pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles. "Esta ação é importante porque, ao mesmo tempo, resgata a história e incrementa o turismo na região", finaliza a deputada.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp