Opinião - Desafios da sobrevivência em 2010


19/01/2010 17:18

Compartilhar:


Nossa sociedade possui o hábito cultural, a cada começo de um novo ano, de renovar as promessas e as esperanças para a construção de um mundo melhor e uma vida mais digna para todos nós. Este hábito é bom, pois possui a capacidade de tornar as pessoas mais perseverantes em sua busca, de criar mais coragem e de reforçar o desejo de lutar sempre.

Em 2010 não será diferente. O ano, desde o seu início, já nos apresentou os grandes desafios que iremos enfrentar mais uma vez, nas grandes questões sociais que tanto necessitam da nossa atenção, como a saúde, o transporte digno, o emprego para todos, a educação, a indústria e a tecnologia.

Mas, uma das maiores batalhas da nossa história será travada em relação ao meio ambiente. A natureza, transformada pela incessante ação do homem, já mostra seus sinais de incomodação, por meio das estações climáticas totalmente irregulares, chuvas em demasia em alguns pontos e seca na maior parte do planeta, aquecimento global, terremotos e tantas outras anomalias ambientais.

A Conferência de Copenhague, a última tentativa de se alcançar um equilíbrio entre humanos e meio ambiente, que aconteceu no ano passado, não obteve o êxito esperado. O resultado não poderia ser outro: vamos, em curto espaço de tempo, sofrer as conseqüências dos nossos atos.

Neste ano teremos ainda as eleições que irão definir os nossos futuros governantes e com eles o futuro do Brasil, que tem despontado como uma das grandes promessas na linha de frente de defesa do meio ambiente. São necessárias posturas firmes em relação a este ponto, que com certeza irá pautar os debates durante a campanha eleitoral. As questões ideológicas precisam ser colocadas de lado, pois a natureza é apartidária, e direcionar o foco das discussões para ações devidamente concretas.

Nem tudo está definitivamente perdido. Ainda temos uma boa chance e realinhar os pensamentos e direcionar o trabalho para as questões mais relevantes, que não são somente da ordem do dia, mas de sobrevivência para toda a humanidade. O desafio é imenso, sem precedentes em nossa história, e por isso mesmo carece do esforço e dedicação de cada um de nós.

Esta é uma crise global sistêmica, com influências no âmbito social, econômico e político. É o choque do desenvolvimento ilimitado com o do desenvolvimento sustentável. Aliás, este é ponto fundamental, encontrar maneiras de uma vida sustentável e criar um futuro melhor e possível para as gerações que irão nos substituir. E a construção deste futuro começa agora mesmo, com conscientização e mãos à obra. A nossa participação em mais esta grande batalha já está assegurada.



* Célia Leão é deputada estadual pelo PSDB

alesp