José Zico Prado

Deputados eleitos em outubro/2010
20/12/2010 19:10

Compartilhar:


José Prado de Andrade (PT), conhecido como Zico, é casado e tem dois filhos. Nascido em Macaubal, interior do Estado, mora em São Mateus na zona leste há 43 dos seus 64 anos. Formado em técnico ferramenteiro, tem 20 anos como deputado estadual, mas sua vida política iniciou muito antes, nos movimentos contra a ditadura militar, na luta por melhores condições de trabalho nas fábricas onde trabalhou como ferramenteiro e na formação do PT, partido do qual é filiado desde a fundação. Ocupou a liderança do PT entre 2000/2001 e foi secretário de políticas regionais do Diretório Estadual do PT, além de presidente da Comissão Permanente de Agricultura e Pecuária da Assembleia Legislativa.

Desde o primeiro mandato atua nas áreas de agricultura e transporte. No transporte, é autor do PL 548/2004, que trata da regulamentação do transporte sob fretamento e o projeto do Bilhete Único Metropolitano, que discute a estrutura da tarifa cobrada na integração dos diversos sistemas de transporte. Na agricultura, está envolvido com o setor sucroalcooleiro, a questão da citricultura, dos créditos e financiamentos do FEAP entre outras demandas relacionadas a produção agrícola no Estado.

Zico acredita que o Estado sofre com problemas em várias áreas prioritárias que afetam a vida da população paulista. "A saúde, onde o atendimento é caótico, a educação, que sofre com o desestímulo ao aluno e ao professor, o transporte público de alta capacidade, que além de insuficiente está superlotado em determinadas linhas, como a linha 3 " Vermelha, a agricultura, que representa menos de 1% do Orçamento do Estado e mesmo assim os pequenos agricultores fazem milagres para garantir a produção de determinados setores como a citricultura". E, segundo ele, é necessário uma boa vontade do novo governo em dialogar com o Legislativo e especialmente abrir um canal de diálogo com a sociedade civil organizada, como entidades, associações, de maneira a conhecer melhor as necessidades do nosso Estado.

alesp