Hamilton Pereira vincula fechamento de fábricas à discussão sobre guerra fiscal


20/03/2001 16:24

Compartilhar:


O deputado estadual Hamilton Pereira (PT), primeiro secretário da Assembléia Legislativa, esteve presente, na manhã de segunda-feira, 19/3, na manifestação dos funcionários da empresa Case, fabricante de máquinas. O movimento surgiu em protesto contra as metas de produção impostas pela empresa em decorrência do fechamento da unidade de Sorocaba.

Segundo a empresa, uma parte da unidade de Sorocaba será transferida para Curitiba e a outra para Belo Horizonte. Hamilton afirmou "que o problema do fechamento de fábricas em Sorocaba - a Dana com cerca de 400 funcionários e a Case com cerca de 600 - está vinculada à discussão da guerra fiscal".

O deputado afirma que o governo do Estado de São Paulo pouco tem feito no sentido de debater verdadeiramente a questão da política tributária no Estado. "O Conselho Fazendário (Confaz), que reúne todos os secretários estaduais da Fazenda e que deveria estabelecer também um patamar igual de política tributária para todos os Estados, não tem cumprido com a sua atribuição, permitindo que outros Estados pratiquem a guerra fiscal através do rebaixamento das alíquotas e dos impostos estaduais", afirma o deputado.

Para Hamilton, "isso faz com que percamos, em Sorocaba, parte da nossa base industrial e, consequentemente, também dos postos de trabalho". O deputado afirma ainda que essa é uma discussão que não deve se restringir apenas aos dirigentes sindicais e gerentes das fábricas. "Acho importante que isso ocorra, mas a discussão tem que envolver outros setores sociais, como por exemplo, a Prefeitura Municipal de Sorocaba e as instâncias estaduais", completa.

O deputado se comprometeu a levar a questão para debate na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, para tentar "abrir nova discussão em torno da política tributária do Estado, visando manter essas indústrias em São Paulo e garantir esses postos de trabalho".

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Hamilton Pereira - 3886-6952/6953)

alesp