Parlamentar fala sobre punição a estabelecimentos que venderem bebidas alcoólicas para menores


05/02/2007 16:52

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) foi convidada pela rádio Jovem Pan para falar sobre seu projeto de lei, sancionado pelo governador José Serra, que institui que o estabelecimento que vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos será lacrado e sua licença cassada por 10 anos.

"Apesar de saber que não resolveremos o problema, tenho a certeza de que demos um grande passo. O proprietário do estabelecimento pensará duas vezes antes de descumprir a lei", afirma Maria Lúcia Amary.

Números alarmantes apontam que 34,8% dos jovens tomam bebidas alcoólicas, o que representa 17,4 milhões de jovens. Desse total, 42% bebem até oito vezes por mês, 14% ingerem álcool entre nove e 20 vezes por mês e 9% são bebedores compulsivos.

"O que mais me surpreende é o fato de um terço desses jovens começarem a beber entre 10 e 12 anos de idade. Isso é um absurdo. Como um comerciante pode vender bebidas para uma criança", questiona a deputada. "Infelizmente, não tenho dúvidas de que em 2007 teremos um grande número de estabelecimento fechados", prevê Amary.

Recentemente, o jornal O Estado de S. Paulo publicou nota referente à nova lei estadual de autoria da deputada Amary, destacando que o texto aprovado pelo governador José Serra deve ser ainda regulamentado. "São mais 60 dias, daí a lei vai passar a valer mesmo", ressalta Maria Lúcia Amary.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp