Lei para garantir segurança dos usuários de ônibus


08/10/2003 17:13

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) quer medidas para coibir a falta de segurança nos ônibus da Viação Cometa, empresa que mantém com exclusividade o direito de explorar a ligação entre as cidades de São Paulo e Sorocaba, devido aos sucessivos casos de assalto no interior dos veículos.

No último final de semana, mais uma vez, denuncia, homens armados de revólveres, que embarcaram na Capital, dentro do Terminal Barra Funda, assaltaram os passageiros, após render o motorista, na altura o município de Barueri.

Preocupada com as ocorrências desse gênero, a deputada Maria Lúcia Amary está questionando a Secretaria de Segurança Pública sobre o que vem sendo feito a fim de garantir a segurança dos passageiros que usam o Terminal Barra Funda. Do mesmo modo, a deputada vai encaminhar questionamento à direção da Cometa para que se manifeste sobre as ações preventivas para evitar os assaltos.

A deputada determinou à sua assessoria que faça detalhado estudo para, então, formular projeto de lei no sentido de garantir um mínimo de segurança aos passageiros de todas as empresas responsáveis pelo transporte intermunicipal no Estado de São Paulo.

Entre as medidas que estão sendo estudadas pela deputada, quatro são destacadas: detector de metais no acesso dos passageiros ao interior dos ônibus, nos terminais de embarque; proibição do embarque de passageiros fora dos terminais; intalação de dispositivo de alerta de problemas dentro do ônibus, visível do lado externo e que possa ser acionado, pelo motorista, de modo discreto; uso de câmera de vídeo dentro dos veículos. Após o estudo, projeto de lei será encaminhado à Assembléia com o objetivo de garantir a segurança de todos os passageiros paulistas.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp