MP é acionado apurar morte de para trabalhador na Cosipa


22/01/2004 16:39

Compartilhar:


Da Assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está acionando o Ministério Público, para que participe das investigações sobre a morte do trabalhador da Cosipa, Sebastião Silva de Lima, no último domingo, 18/1, quando o metalúrgico foi encontrado morto numa galeria de escoamento de água próxima à área do alto-forno 2. O laudo do Instituto Médico Legal acusou que o metalúrgico faleceu em conseqüência de insuficiência respiratória, queimaduras nas vias aéreas superiores e inferiores, além de queimaduras de segundo e terceiro graus.

"É preciso que todas as circunstâncias que levaram a esta tragédia venham à tona e sejam devidamente esclarecidas. Como um trabalhador que atuava na operação de locomotivas aparece morto numa galeria de escoamento de água? O líquido que passa por este local é utilizado na linha de produção? Houve desprendimento de vapor ou de algum gás em temperatura elevada, podendo ocasionar a insuficiência respiratória e as queimaduras nas vias aéreas?", questiona a deputada Prandi, indignada com a perda de mais uma vida na siderúrgica.

"É certo que o trabalho desenvolvido numa indústria como a Cosipa é de alto risco. O que não podemos aceitar é que estas tragédias se sucedam sem que falhas sejam corrigidas e novas mortes evitadas. Não vou dar trégua até que um eficiente sistema de segurança no trabalho seja implementado, reduzindo os riscos a níveis compatíveis com os padrões internacionais", enfatiza Maria Lúcia.

É a segunda vez este mês que a deputada Prandi aciona o MP para investigar mortes de operários em decorrência de acidentes de trabalho na Baixada Santista. No último dia 8, o jovem Luiz Lima da Silva, 27 anos, morreu quando uma das paredes do Armazém 20 do Porto de Santos desabou. Ele e mais dois funcionários trabalhavam na demolição do equipamento, situado na área sob concessão do Terminal Portuário da Cosan.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp