Notas de Plenário


06/07/2005 19:14

Compartilhar:


"Falta de gestão"

Milton Flávio (PSDB) diz já ter marcado audiência com o secretário da Justiça, Hédio Silva Júnior, para discutir o andamento do projeto de criação do novo fórum de Botucatu e de reforma do antigo e histórico prédio, criado por Ramos de Azevedo. Milton Flávio criticou a perda de R$ 16 milhões em medicamentos que deixaram de ser distribuídos e salientou a "falta de gestão" do atual ministro da Saúde, que não buscou negociar com os laboratórios a troca ou, pelo menos, observando prazo de validade, a doação. Quanto à proposta de déficit zero, Milton afirma não ser contrário pois, no Estado de São Paulo, o governador já o aplica, mas sem desvincular a receita e, por conseqüência, sem penalizar a área social.

Regularização de moradias

Ana Martins (PCdoB) citou a grande manifestação ocorrida com mais de 10 mil pessoas pelo movimento de moradia. Criticou o governo Serra por ter deixado de lado as questões de políticas públicas e lembrou que todos os programas de habitação existentes não atingem famílias realmente necessitadas, que ganham de 3 a 5 salários mínimos. Na gestão Marta à frente da prefeitura de São Paulo, 180 áreas da cidade foram regularizadas e urbanizadas. Ana acha que temos que criar escolas de qualidade na periferia, ter maior integração com o transporte urbano e metrô e reclamou que, há meses, associações, movimentos de moradias e outras entidades têm reivindicado conversar com o atual prefeito, mas Serra tem se mostrado insensível.

Déficit zero

"Algumas vezes somos questionados: por que nos preocupamos com questões nacionais, ou damos ênfase a questões municipais? Acredito que um deputado não pode abrir mão de dizer coisas a respeito de seu país", disse o deputado Milton Flávio (PSDB). Ele falou também a respeito do déficit zero. "Vocês se lembram quando o PSDB assumiu o governo? Nosso déficit estimado era 28%, mas fechamos o governo com 0%. Isso foi competência administrativa, não havia responsabilidade fiscal". Milton afirmou que, para justificar seus resultados, o atual governo federal não deve investir contra a saúde, contra a educação e tirar verbas das áreas sociais.

Erro é melhor que acerto

O deputado Rafael Silva (PL) falou sobre a influência das rádios e da TV na formação dos cidadãos. "É importante que as pessoas analisem bem. Os meios de comunicação não têm condição de levar os fatos sem edição, a verdade nua e crua. Existe a preocupação de se blindar e criar barreiras entre algumas pessoas e a realidade do Brasil". Rafael Silva acredita que se o povo parar para analisar o que é transmitido, verá claramente o interesse em "jogar alguém na lama ou colocar em um pedestal". O parlamentar afirmou que a informação é a matéria prima da consciência e que "na política, o erro traz mais vantagens que o acerto, pois o povo não recebe as devidas informações."

Instituto Prof. Luiz Tortorello

A inauguração, no último domingo, do Instituto Prof. Luiz Tortorello, em São Caetano do Sul, foi destacada pelo deputado Marquinho Tortorello (PPS). A inauguração reuniu mais de mil pessoas que estiveram, de alguma forma, junto com o prefeito durante seu mandado. "Esses 12 anos tornaram São Caetano o melhor município em qualidade de vida, com apenas 0,5% de analfabetos e 20% de pessoas com nível superior completo", disse o deputado. Segundo ele, nada mais justo do que esse prefeito ser homenageado com uma instituição voltada para ações sociais. "O instituto oferecerá também, aulas de política, pois a conscientização da população era um sonho do ex-prefeito."

Bandidos de farda

Vanderlei Siraque (PT) afirmou que "Diadema reduziu a violência e tentava aos poucos livrar-se de seu estigma de cidade violenta mas, infelizmente, a maioria das vezes que subo à tribuna não tenho boas notícias". Siraque comentou o assassinato de dois jovens e sua mãe, mortos por um sargento da PM. "Ele está solto! E se for preso ainda vai para o presídio da policia. É um bandido que estava acompanhado de outros bandidos como cúmplices, todos vestidos de farda. Quem deveria garantir a segurança da população coloca em risco toda uma instituição como a polícia". O deputado lamentou o ocorrido e a volta de Diadema às páginas dos jornais por causa da violência.

Mogi-Bertioga

A Rodovia Mogi-Bertioga, quarta via de maior movimento para as praias no estado, segundo o deputado Luis Carlos Gondim (PL), entrará em obras. O parlamentar agradeceu o governo do estado e o secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes. "A Rodovia terá duplicação em 1,5 km e quatro rotatórias de proteção na área em que ela divide bairros. A estrada será melhor e mais segura". Gondim pediu também que os deputados lutem pelo que é bom para a população, e não deixem as brigas partidárias ultrapassarem o interesse público. "Devemos ter uma visão que mostre saídas para os problemas como educação, saúde, segurança. Independente de partidos, devemos lutar por isso com muita garra."



Poder da ditadura

"Nosso governo perseguiu e alcançou o déficit zero, reduziu impostos e não quebrou a população, nem penalizou municípios", disse o deputado Milton Flávio (PSDB) sobre a política de seu partido. Segundo ele, o déficit zero em São Paulo é mérito do governo Mário Covas e foi mantido pela atual gestão. "Neste momento, não existe no país político que passe imagem mais séria que o governador Geraldo Alckmin". Por fim, Milton Flávio criticou o deputado federal Delfim Neto por dizer que há necessidade de uma emenda para dar mais poder ao Executivo. "Ele quer o poder que teve na ditadura. Não queremos isso. Prefiro viver na democracia, podendo criticar e alterar caso a medida não seja adequada".

Não adianta aumentar penas

O deputado Afonso Lobato (PV) falou sobre a inauguração de um laboratório municipal de análises clínicas na cidade de Taubaté, onde esteve pela manhã, na companhia do prefeito da cidade. "Temos que investir na saúde preventiva. A prevenção é o melhor caminho". "Pessoas que antes ficavam na fila para fazer um exame deverão ter o mesmo atendimento que teriam se fossem a um laboratório de análises clínicas particular. Serão tratados com dignidade". Lobato falou também sobre o sistema carcerário do país, que ele considera falido e sem perspectiva. "Quem já foi preso não tem chances no mercado de trabalho. A exclusão social é a grande causa da violência que vivemos. Não adianta aumentar penas do crime, ou achar que a pena de morte é a solução. O problema não é só do governo. é assunto de toda sociedade, que tem que se organizar e dar a sua contribuição".

Ser PT

Ao fazer homenagem póstuma à vereadora do PT por São Paulo, Zélia Lopes Marinovic Doro, falecida em 26/6, o deputado Adriano Diogo (PT), exaltou as qualidades morais e a grande saudade deixada pela professora Zélia. Diogo analisou a crise por que passa o PT e acha uma "geração espontânea" de muito ódio contra o PT e seus dirigentes que levarão a dois caminhos: a destruição ou a revitalização do PT. "Quem apregoa a crise deve se lembrar que crise não é boa para ninguém, lembrem de 64, mesmo os que dela participaram também foram pegos pelo regime", disse Diogo. "Vivemos um momento grave e precisamos de tranqüilidade para passar por ele. Se o PT deixar de existir, outras forças surgirão na sociedade brasileira". O deputado expressou seu desejo de "que o PT passe pela crise acreditando na forma de ser PT."

China e Japão

Culturas diferentes com hábitos que podem parecer absurdos, "como alimentar-se de ratos e baratas", não podem ser rotulada de inferiores, segundo o deputado Rafael Silva (PL), que pediu cuidado com condicionamentos. Para Rafael, a educação é fundamental e o deputado citou os chineses como povo que valoriza a educação e através dela quer solidificar conquistas da área econômica na área intelectual. "Quando a nação se desenvolve, todos ganham: a maior prova é o Japão que, pela educação, tornou-se uma potência. O desenvolvimento intelectual não tem limites para o crescimento, mas no Brasil faltaram verbas para aplicar na educação e a ditadura fez a nação perder a capacidade de pensar", afirmou Silva.

alesp