Assembléia vai realizar audiência pública sobre participação acionária do Estado na CTEEP


28/04/2005 19:59

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo realiza na próxima terça-feira, 3/5, das 10h às 14h, no plenário Juscelino Kubitschek, audiência pública para debater projeto de lei do Executivo sobre o controle acionário da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP). Estão convidados para participar deputados estaduais, secretários de Estado, autoridades federais, estaduais e entidades ligadas ao setor energético.

"Esse debate é importante para que todos os deputados possam formar sua opinião e votar conscientemente sobre o projeto, que aborda um tema fundamental para o Estado de São Paulo", avalia o presidente da Assembléia, Rodrigo Garcia.



O Projeto

O PL 2/2005 altera a Lei 9.361/96, que criou o Programa Estadual de Desestatização e dispõe sobre a Reestruturação Societária e Patrimonial do Setor Energético. O objetivo do projeto é permitir alienar, legalmente, ações do capital da CTEEP que ainda permanecem na titularidade do Estado e de outras entidades da Administração estadual.

A CTEEP é o resultado da cisão da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), que, posteriormente, incorporou a Empresa de Transmissão de Energia S/A. Por força da legislação vigente, o Estado foi obrigado a manter a propriedade da maioria do capital volante, pois na ocasião o entendimento era de que o controle da transmissão de energia deveria estar na mão do Estado para garantir a neutralidade de acesso aos demais agentes do setor.

A criação da Aneel, agência reguladora do setor elétrico, superou as preocupações das garantias de neutralidade e esvaziou o interesse estratégico do Estado na conservação do comando empresarial da CTEEP. Atualmente as ações de emissão da CTEEP estão bem valorizadas e a venda permitirá ao Estado reforçar o patrimônio de outras empresas. A alteração da Lei permitirá uma maior flexibilidade na reorganização societária das empresas que ainda possam ser desestatizadas.

alesp