Governo cria protocolo para melhorar condições de trabalho nos canaviais


13/06/2008 11:14

Compartilhar:


O deputado Cido Sério (PT) destacou nesta quarta-feira, dia 11/6, no plenário da Assembléia Legislativa, a importância da decisão do governo federal em criar um protocolo para melhorar as condições de trabalho nos canaviais. Conforme informou o parlamentar, o presidente Lula determinou ao ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, que trabalhe na elaboração de um protocolo de boas práticas para a lavoura sucroalcooleira.

"Venho até a tribuna para destacar esta boa notícia porque o impacto deste protocolo será muito grande na minha região. Araçatuba é uma das principais produtoras de etanol do país e este protocolo deve melhorar significativamente as condições de trabalho nos canaviais do Brasil", afirmou Cido Sério.

Atualmente, Dulci negocia o texto com patrões e empregados do setor. Os primeiros foram à mesa de negociação por meio da Única (União da Indústria de Cana-de-Açúcar). A mão-de-obra é representada pela Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura).

O governo estima que a indústria da cana emprega no Brasil cerca de um milhão de trabalhadores. Desse total, 500 mil atuam diretamente no corte da cana.

Recentemente, o deputado Cido Sério apresentou um projeto de lei que autoriza o Estado a dar incentivos fiscais para empresas de transporte coletivo que operarem com etanol.

"O etanol não polui e seu efeito é positivo para o combate ao aquecimento global. Por isto conclamo que esta Assembléia antecipe os debates e ajude a garantir o fim da queima da cana-de-açúcar e o fim do corte manual. O presidente Lula está de parabéns pela iniciativa do protocolo, que trará respeito e dignidade aos trabalhadores", finalizou o deputado.

cidoserio@al.so.gov.br

alesp