Da Tribuna


15/04/2009 20:00

Compartilhar:


SOS saúde



Vitor Sapienza (PPS) elogiou o relatório apresentado por Mauro Bragato (PSDB), nesta quarta-feira, 15/4, à CPI das santas casas. "Foi uma CPI com "c" maiúsculo." Para o deputado, a população e o poder público devem agir imediatamente para resolver as questões que prejudicam o bom funcionamento das santas casas, citando, inclusive, a necessidade de atualização imediata da tabela do SUS. O parlamentar sugeriu que toda a mídia solicite à Assembleia uma cópia dos documentos da CPI para divulgação. (LP)



Carteira previdenciária



Carlos Giannazi (PSOL) criticou o Projeto de Lei 236/2009, do Executivo, que versa sobre a extinção da Carteira de Previdência dos Advogados de São Paulo. "O projeto acaba com a aposentadoria de 40 mil trabalhadores que contribuíram a vida inteira com a previdência e, de repente, recebem a notícia que não terão aposentadoria", disse Giannazi. De acordo com Giannazi, foi o Estado de São Paulo que criou a carteira previdenciária que se pretende extinguir: "Faço um apelo a todos os deputados, em especial aos que compõem a base governista, para que esse projeto nunca entre em votação", pediu. (LP)



Saúde em questão



Outro deputado a lamentar as dificuldades na área da saúde foi Donisete Braga (PT), que falou sobre a visita que uma comissão de parlamentares fará nesta quinta-feira, 16/4, às 15h, ao Hospital Radamés Nardini, em Mauá. Acompanhará a comitiva, composta por José Candido, Vanderlei Siraque e Ana do Carmo, todos do PT, e José Bittencourt (PDT), o vice-prefeito de Mauá. (LP)



Questões sem respostas



Rui Falcão (PT) falou sobre a dificuldade de os parlamentares obterem respostas, dentro do prazo estabelecido pela legislação, nos requerimentos de informação destinados aos secretários de Estado. Falcão entregará aos presidentes da Assembleia, Barros Munhoz, e do Conselho de Defesa das Prerrogativas dos Parlamentares, documento sobre o assunto. O parlamentar comentou, ainda, estudo publicado por uma empresa mexicana dizendo que o presidente Lula é o mais popular das Américas. "Onde está o Milton Flávio para comentar essa informação?", questionou. (LP)



PAC não saiu do lugar



Milton Flávio (PSDB) afirmou que não tem nada contra Lula, inclusive o acha simpático. "Gostaria de saber falar à população como ele, com poder de convencimento", disse. O deputado enfatizou que faz críticas ao presidente Lula e a seu governo, mas não é algo pessoal. "Sou um contribuinte e gostaria que meu dinheiro fosse melhor aplicado." Milton Flávio acha que o PAC ainda não saiu do lugar. Para ele, em vez de a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff ficar viajando, ela deveria se preocupar mais com o programa. "Quando sou criticado, venho aqui responder de maneira objetiva. Eles ficam mudos, pois não têm resposta", finalizou. (MC)



Dados do PAC



Rui Falcão (PT) respondeu a Milton Flávio, dizendo que se preocupa em abordar na tribuna assuntos de relevância, mas que a partir de agora irá responder às críticas apresentando dados. "Em relação ao PAC, com o qual ele está tão preocupado, às vezes penso que ele não quer que dê certo só para dizer que tinha razão", afirmou. Falcão falou dos investimentos destinados ao programa para mostrar que muitas obras estão sendo feitas. O parlamentar prestou ainda solidariedade a Carlos Giannazi pela luta em prol dos advogados do Ipesp. "É preciso encontrar uma saída, pois o governo do Estado não costuma dialogar", completou. (MC)



Carteira dos advogados II



Hamilton Pereira (PT) caracterizou como uma injustiça do governador José Serra a extinção da Carteira de Previdência dos Advogados a partir do dia 1º/6, depois da criação da SPPrev. O deputado disse que apresentou o Projeto de Lei 183/2008, propondo que a Fazenda se responsabilize pelo pagamento das aposentadorias dos funcionários cadastrados. "Nada mais normal que a Fazenda do Estado seja responsabilizada, já que foi ela que ficou com o bolo arrecadado nesses anos", disse. O deputado acha um absurdo que esses contribuintes sejam tungados pelo governo do Estado. (MC)



Infecção hospitalar



Adriano Diogo (PT) apresentou artigos da grande imprensa e comentou a conclusão de levantamento realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e pelo Ministério Público de São Paulo, onde ficou constatado que o controle de infecção hospitalar é deficiente na maioria dos hospitais do Estado. De acordo com Diogo, o secretário da Saúde Luis Roberto Barradas deveria vir ao Parlamento para apresentar explicações sobre esse fato. Solicitou ao Conselho e ao MP que forneçam à Assembleia o documento sobre a real condição dos hospitais no Estado. (MP)



Memorial da América Latina



Bruno Covas (PSDB) relembrou quão diferente era o mundo há 20 anos e falou da grande visão do então governador Franco Montoro, ao promover uma ligação mais efetiva entre os países latino-americanos. Com projeto arquitetônico de Oscar Niemayer, o Memorial da América Latina foi criado a partir de projeto cultural do antropólogo Darcy Ribeiro. "O processo de integração é o caminho necessário para estabelecer a política social, cultural e econômica. Hoje expresso parabéns pelo Memorial." (MP)



Avaliação



Alex Manente (PPS) avaliou os 100 dias de trabalho do prefeito Luis Marinho em São Bernardo do Campo. Segundo Manente, a área da saúde, mesmo que ainda receba reclamações, conta agora com a assinatura do convênio entre a prefeitura e a santa casa, a internação domiciliar e a inauguração de mais 19 novos leitos no Hospital Anchieta, permitindo maior atendimento à população. Citou ainda as melhorias nas áreas do transporte, habitação, educação e segurança, afirmando que até o final do ano outras melhorias serão feitas em favor da população. (MP)



Rodoanel



As obras do Rodoanel, no trecho sul, é o objeto do requerimento que o deputado Enio Tatto (PT) encaminhou aos deputados para que assinem pedido para a instalação de uma CPI sobre essas obras. Tatto citou inúmeros problemas que existiram no trecho leste. "Não foi feita CPI para esse trecho, porque, na gestão Alckmin, nenhuma CPI foi aberta na Assembleia", relembrou o deputado. Tatto afirmou já contar com 23 assinaturas para a instalação da CPI, e afirmou: "somos fiscalizadores dos atos do Executivo, devemos, portanto, estar atentos aos impactos ambientais e às formas de transporte das máquinas, denunciados como nocivos à represa Billings". (MP)



Defesa do projeto



Milton Flávio (PSDB) rebateu as críticas ao projeto do governo que extingue a Carteira dos Advogados do Ipesp, afirmando que o projeto simplesmente corrobora o que é exigido pelo governo federal, e que, se não for cumprido, implicará em sanções ao governo estadual. "Nenhum prejuízo ocorrerá ao pensionista, todas as preocupações estão contidas no projeto". Flávio rebateu ainda as colocações do deputado Diogo: "como médico, sei muito bem que não existe país que consiga zerar os índices de infecção, somente minorá-los." (MP)



Projeto desastroso



O projeto que extingue a Carteira dos Advogados do Ipesp, na opinião do deputado Carlos Giannazi (PSOL), é desastroso e deve ser retirado para que seja objeto de debate que atenda os interesses da sociedade. Para o deputado, o projeto em questão afronta o princípio da legalidade. (MP)

alesp